5º Lugar:
Spa-Francorchamps - 1997 (Tom Kristensen)
4º Lugar:
Hockenheim - 1988
Não reclamem dizendo que a chuva não deixa ver direito. Se não estivesse chovendo, não teria acidente nenhum pra assistir.
3º Lugar:
Brand Hatch - 1988 (Johnny Herbert)
No ano seguinte, Johnny Herbert teve que estrear na Fórmula-1 andando de muletas.
2º Lugar:
Nürburgring - 1997 (Dino Morelli)
Pessoal, tá difícil paraaaaaaaaaaaaarrrrrr!
1º Lugar:
Donington Park - 1990 (Allan McNish e Emanuele Naspetti)
Por incrível que pareça, ninguém morreu (ao contrário da própria Fórmula-3000...)
24 de novembro de 2009
E se a Renault sair?
Palavras do presidente da Renault, Carlos Ghosn, sobre a Fórmula-1: “Não acho que seja importante pra ninguém”.
Ghosn, fazendo cara de quem deixou escapar o pum
Isso apenas confirma o que todo mundo sabe: as montadoras não estão nem aí para o esporte. Querem ganhar dinheiro e fazer propaganda. Se isso não acontecer, vão embora, sem mais nem menos.
Qual a consequência da saída da Renault (se acontecer) para a Fórmula-1? Uma equipe ou uma fornecedora de motores a menos. Vai fazer falta? Sim, mas nem tanto...
Qual a consequência da saída da Renault (se acontecer) para a Fórmula-1? Uma equipe ou uma fornecedora de motores a menos. Vai fazer falta? Sim, mas nem tanto...
Será que o Robert vai tomar no Kubica?
E a GP2? Como é que fica?Para a principal categoria de acesso a Fórmula-1, a coisa é mais complicada. A montadora francesa fornece motores para os bólidos e banca vários pilotos. Não significa que a GP2 vai acabar por causa disso, mas o baque pode ser grande.
7 de novembro de 2009
Fórmula 2 - As pistas em 2010
A FIA divulgou o calendário da Fórmula 2 em 2010. Vejamos:
Portugal ganha uma etapa, com Algarve. A GP2 teve uma etapa por lá nesse ano. É um circuito muito bom, que merecia estar até na Fórmula 1.
18/4 - Silverstone (GBR)
2/5 - Marrakech (MAR)
30/5 - Monza (ITA)
20/6 - Zolder (BEL)
4/7 - Algarve (POR)
18/7 - Brands Hatch (GBR)
1/8 - Brno (TCH)
5/9 - Oschersleben (ALE)
19/9 - Valência (ESP)
As etapas de Silverstone e Brands Hatch ainda não foram confirmadas, mas a FIA quer 11 provas no ano que vem (2 a mais em comparação a este ano). Então, caso saiam do calendário, possivelmente serão substituidas.
Em relação a temporada de 2009, saem Spa-Francorchamps, Donington Park, Ímola e Barcelona.
Não é preciso dizer que a maior perda é Spa-Francorchamps. Porém a etapa belga continua e será disputada em Zolder, uma pista que eu gosto bastante. O circuito deve estar em boas condições, pois a GP1 (ou qualquer que seja o nome daquele campeonato pirata que a Ferrari ameaçou criar) queria correr lá.
Donington Park sai, dando lugar para Silverstone. Viva!
Outra que ficou de fora foi Imola. Convenhamos que, após 1994, o circuito foi reformado e ficou uma chatice. Em seu lugar entra um dos templos do automobilismo: Monza! Troca muitíssimo bem-vinda!
Barcelona também perdeu seu lugar e a Espanha vai ficar com apenas uma pista no calendário: Valência, que vai encerrar a temporada.
Brno e Oschersleben continuam. Este ano, ambas propiciaram boas corridas.
Portugal ganha uma etapa, com Algarve. A GP2 teve uma etapa por lá nesse ano. É um circuito muito bom, que merecia estar até na Fórmula 1.
Marrakech estreia na categoria com um circuito de rua. Nunca vi nenhuma corrida por lá, mas é interessante ver que a Fórmula 2 está se expandindo para fora da Europa. Quem sabe não possamos ver, em breve, um campeonato mundial?
1 de novembro de 2009
Fórmula 2 - Classificação Final
1 - Andy Soucek - ESP - 115 pontos - 7 vitórias
.
2 - Robert Wickens - CAN - 64 pontos - 2 vitórias
3 - Mikhail Aleshin - RUS - 59 pontos - 1 vitória
4 - Mirko Bortolotti - ITA - 50 pontos - 1 vitória
5 - Julien Jousse - FRA - 49 pontos - 1 vitória
6 - Tobias Hegewald - ALE - 46 pontos - 2 vitórias
7 - Kazim Vasiliauskas - LIT - 45 pontos - 1 vitória
8 - Philipp Eng - AUT - 39 pontos - 1 vitória
9 - Milos Pavlovic - SER - 29 pontos - 0 vitória
10 - Nicola De Marco - ITA - 25 pontos - 0 vitória
Fórmula 2 - Soucek vence mais uma
A segunda corrida da Fórmula-2 em Barcelona (a última da temporada) terminou com mais uma vitória do campeão Andy Soucek.
.
.
O espanhol largou bem e ultrapassou Robert Wickens na primeira curva. Seguiu em primeiro até receber a bandeirada. Foi sua sétima vitória na temporada.
.
.
O italiano Nicola de Marco também ultrapassou o canadense e obteve o 2º lugar na prova.
Wickens chegou em terceiro e, além de um lugar no pódio, conquistou o vice-campeonato.
Tristan Vautier, que ontem surpreendeu com um pódio em sua primeira corrida na categoria, fez outra boa prova, chegando em 6º.
Final:
1 - Andy Soucek - ESP - 20 voltas 33:46.273
2 - Nicola de Marco - ITA +7.538
3 - Robert Wickens -CAN +9.645
4 - Kazim Vasiliauskas - LIT +10.197
5 - Tobias Hegewald - ALE +14.652
6 - Tristan Vautier - FRA +19.626
7 - Mikhail Aleshin - RUS +21.529
8 - Julien Jousse - FRA +21.892
2 - Nicola de Marco - ITA +7.538
3 - Robert Wickens -CAN +9.645
4 - Kazim Vasiliauskas - LIT +10.197
5 - Tobias Hegewald - ALE +14.652
6 - Tristan Vautier - FRA +19.626
7 - Mikhail Aleshin - RUS +21.529
8 - Julien Jousse - FRA +21.892