31 de outubro de 2011

21 de outubro de 2011

Pódios Estranhos na Fórmula 1

GP do Japão de 1977
O título de 1977 já estava definido a favor de Niki Lauda.
Os dois primeiros colocados do GP do Japão, James Hunt e Carlos Reutemann não subiram ao pódio. Os dois sairam da pista direto para o aeroporto, para não perderem o avião.
Patrick Depailler (3º) comemorou sozinho.

Forever Alone

GP do Brasil de 1981
Carlos Reutemann liderava a corrida, com Alan Jones em segundo. Frank Williams ordena a troca de posições e os mecânicos exibem a placa “JONES –REUT”. Mas o argentino dá uma de "João-sem-braço" e vence a prova. Jones, furioso, se recusa a subir no pódio.

GP de Las Vegas de 1981
Alan Jones bota um chifrinho em Jean-Marie Balestre, presidente da FISA.

GP do Brasil de 1982
Após uma difícil vitória, Piquet desmaia no pódio.

GP da Alemanha de 1986
Piquet, vencedor da corrida, faz graça com o tamanho do troféu.


GP de Mônaco de 1987Senna vence pela primeira vez no principado. Para comemora, tenta dar um banho na família real.


GP da Áustria de 1987

Na verdade, aconteceu no meio do caminho até o pódio.
Nigel Mansell venceu a corrida e, enquanto dava tchauzinho para os fãs, acabou acertando sua cabeça-oca em uma viga de ferro.

GP de Portugal de 1987
Piquet tira sarro e patola Prost.

GP do Brasil de 1989
Mansell vence, mas, na hora de levantar a taça, acaba cortando o dedo (esse, se deixarem brincando de Lego, corre o risco de engolir as pecinhas).


GP de San Marino de 1989
Senna, Prost e Nannini sofreram para abrir as garrafas de champanhe. Isso aconteceu porque a organização da corrida não lembrou de fazer isso antes da cerimônia...

GP da Itália de 1989
Senna abandona e Prost herda a vitória. O francês já havia assinado com a Ferrari para correr por lá no ano seguinte e, por esse motivo, os tifosi comemoraram.
No pódio, Prost recebe o troféu e o joga para a torcida. Ron Dennis, que por contrato sempre fica com as taças de seus pilotos, se enfurece!

GP do Japão de 1991
Senna é tricampeão e Ron Dennis resolve fazer uma brincadeirinha...
Apesar de sua conhecida carranca, Tio Ron tem um senso de humor exótico! Até o imagino atrás da porta, segurando a risada e pensando "isso vai ser legal!"


GP da Itália de 1995
Feliz da vida com sua segunda vitória no ano, Johnny Herbert comemora de maneira inusitada, mostrando o dedo-médio!


GP da Áustria de 2002
Barrichello faz uma grande corrida, mas é obrigado a ceder a vitória para Schumacher.
O Alemão, sem-graça, coloca Rubinho no lugar mais alto do pódio.

GP do Brasil de 2003
Fisichella comemora a vitória com a Jordan. Depois, vem a notícia de que Raikkonen venceu e é ele quem sobe no lugar mais alto do pódio. Alonso, terceiro colocado, não compareceu porque precisou ser levado ao hospital.
Duas semanas depois, após a apresentação de novas imagens, os fiscais declararam Fisichella como o vencedor.

GP de Mônaco de 2006
As Red Bulls de David Coulthard e Christian Klien ganharam detalhes do filme “Superman – O Retorno”. Os atores Brandon Routh, Kate Bosworth e Kevin Spacey, foram ao circuito para assistir a prova.
Coulthard conseguiu o primeiro pódio da equipe na Formula 1 e comemorou com a capa do Superman (mas com a cueca por dentro da calça).

GP da Europa de 2007
Duas cenas insólitas:
1) Pouco antes do pódio, Massa e Alonso discutem. O atual piloto nº2 da Ferrari manda o atual piloto nº1 ir fazer o nº2. Foi o famoso "va cagare".
2) Foi o último pódio da carreira de Michael Schumacher. Mas, ele não correu. Subiu lá apenas para entregar o troféu...


GP do Brasil de 2007
Pouca gente percebeu, mas José Serra confundiu Massa com Alonso, que deve ter dito "O Felipe é aquele ali..."

GP da China de 2009
Festa na Red Bull! Primeira vitória da equipe (que já tinha visto sua filial vencer um Grande Prêmio) e logo com uma dobradinha.
Seria perfeito se tivessem lembrado que a equipe é áustriaca, e não britânica, já que tocaram o "God Save the Queen" no pódio.
Pra completar, Sebastian Vettel ainda machucou o dedo ao levantar a taça do vencedor.

17 de outubro de 2011

Vão-se os dedos, ficam os anéis



Pra quem não lembra: http://formula-2.blogspot.com/2011/08/pedidos-tio-ross.html

12 de outubro de 2011

Logos da Formula 1


Começando pelo logo da própria Fórmula 1.
Pouca gente sabe, mas o símbolo apresenta um "F" e DOIS "1s": um vermelho e outro branco.

O cavalo rampante sobre o fundo amarelo da Ferrari era o símbolo usado no avião de Francesco Barraca, um piloto de caça italiano que morreu como herói na Primeira Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca, Enzo Ferrari adotou o emblema em seus carros.

A estrela de três pontas da Mercedes representa a fabricação de motores para serem usados em terra, água e ar.

A Alfa Romeo, primeira campeã da Fórmula 1 tem um logo bastante interessante. De um lado, há o brasão da cidade de Milão (a cruz vermelha, presente também no escudo do time do Milan). Na outra parte, há o símbolo da família real milanesa: uma serpente devorando um homem desesperado!
O nome é a junção de A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome de seu fundador, Nicola Romeo.

O símbolo da Renault é um diamante, que representa a sofisticação dos donos dos carros da marca (Renault já foi carro apenas de ricos, acreditem).


O logo da BMW representa uma hélice de avião. Originalmente, a fábrica produzia motores para aeronaves.

O símbolo da Auto Union consiste em quatro anéis entrelaçados, cada um deles representando uma das quatro empresas que deram origem à marca: Audi, Horch, DKW e Wanderer. O logo representa a união entre elas.

O logotipo da Ford nada mais é que a assinatura de seu fundador, Henry Ford.

O touro está presente no escudo da Lamborghini graças ao fanatismo de seu fundador, Ferruccio Lamborghini, por touradas. Alguns carros da marca, como Diablo e Murciélago têm nomes de touros famosos.

O logo da Porsche é formado pela sobreposição de dois brasões: o do fundo representa o estado de Baden-Württenberg. O outro, no centro, representa a cidade de Stuttgart, na Alemanha, sede da empresa.

A Maserati ostenta o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha.


O leão da Peugeot (esquerda) homenageia a cidade de Lyon (brasão à direita).


O logo da Honda é um "H" levemente inclinado para a direita, simbolizando o caminho para o futuro.


O símbolo da toyota consiste na sobreposição das letras que formam o nome da montadora (é possível ver, no logo, a presença das letras "t", "o", "y" e "a").



O primeiro logo da McLaren trazia o desenho de um kiwi. O simpático bicho é muito comum na Nova Zelândia, terra do fundador da equipe, Bruce McLaren. Já o logo atual mostra um bumerangue estilizado, que é um objeto símbolo do país.

Pra quem não sabe, Red Bull é uma marca de energéticos...
O austríaco Dietrich Mateschitz, durante uma viagem a Tailândia, descobriu um líquido que continha, entre outras substâncias estimulantes, cafeína e taurina. Daí, os touros presentes no símbolo da bebida e da equipe.

A Lotus traz as iniciais de seu fundador: Anthony Colin Bruce Chapman.
O verde é a cor designada para carros de origem britânica competindo em eventos internacionais.
O amarelo representa os dias ensolarados que Chapman esperava ter pela frente em sua empresa.

Como a BAR pertencia a British American Tobacco (BAT), seu logotipo traz uma folha da planta.

A falecida Arrows possuia esse nome em referência a seus fundadores: Franco Ambrosio (A), Alan Rees (R), Jackie Oliver (O), Dave Wass (W) e Tony Southgate (S) . O segundo "R" foi colocado para dar sonoridade e formar a palavra Arrows (flechas). E é exatamente esse o símbolo da equipe.

O logotipo da Prost é um velocímetro, mas que ainda não havia atingido a velocidade máxima, mostrando que a equipe ainda teria a melhorar.

O símbolo da Shadow é o herói "The Shadow" (O Sombra, no Brasil). O personagem foi concebido para os programas de rádio na década de 1930. Foi criado por Walter Brown e chegou a ser interpretado por Orson Welles. Posteriormente, também foi para os quadrinhos e para o cinema.

A Reynard recebeu esse nome por causa de seu fundador, Adrian Reynard. Entretanto, quem aparece no símbolo é outro Reynard, uma raposa que foi protagonista de alguns contos datados dos séculos XII e XIII. O personagem era malandro e desagradável, mas bastante esperto e carismático.


O símbolo da Super Aguri possui 3 elementos:
- O 'S' mostra o desafio para que a equipe e seus pilotos encontrem um traçado perfeito em uma corrida.
- O 'Fogo' representa a capacidade em dominar tudo.
- A 'Estrela-Ninja' está relacionada a potência, velocidade e precisão.

6 de outubro de 2011

Dia do Tom Cruise

Eu costumo publicar fotos de testes curiosos na Fórmula-1.

Há um tempo, deveria ter publicado imagens do teste do Tom Cruise (?!) na Red Bull , mas acabei esquecendo. E decidi postá-las hoje.

Sabiam que, no Japão, hoje é comemorado o dia do Tom Cruise?

Japoneses são cheios de manias esquisitas, mas essa supera todas as outras. Um feriado desses, nos EUA, já seria bizarro... E no oriente, então?

Eis as fotos: