27 de julho de 2013

Em defesa de Hungaroring

Muitos torcem o nariz para o GP da Hungria, dizendo que as corridas magiares costumam ser chatas. Podem até ser, mas quase sempre tem algo especial, seja um fato inusitado ou até um momento histórico. Duvidam?

1986: A histórica ultrapassagem de Piquet em Senna

1989: Mansell faz uma belíssima prova de recuperação após largar na 12 posição, com direto a outra inesquecível ultrapassagem em Senna

1990: Vitória de Thierry Boutsen, que ganhou apenas 3 corridas na F1

1992: Mansell conquista o título e a Brabham faz sua última corrida

1993: Primeira vitória de Damon Hill


1995: Taki Inoue conseguiu a proeza de ser atropelado pelo safety-car

1997: Hill lidera quase toda a prova com uma Arrows

1998: Uma das melhores corridas de Schumacher, que voou na pista

2001: Schumacher conquista o tetracampeonato


2003: Primeira vitória de Fernando Alonso

2004: Schumacher iguala o recorde de 7 vitórias consecutivas de Ascari

2006: Corrida confusa e primeira vitória de Jenson Button

2008: Primeira vitória de Kovalainen. Massa liderou quase toda a corrida, até ter problemas no motor quase no final

2009: Acidente de Massa na classificação

2010: Bela ultrapassagem de Barrichello em Schumacher

18 de julho de 2013

Emerson Fittipaldi no "Agora é Tarde"

Selecionei alguns trechos da entrevista de Emerson Fittipaldi no "Agora é Tarde":

 Emerson Fittipaldi compara a Formula 1 atual com a de sua época:

Emerson Fittipaldi conta como surgiu "King Hiro":


Emerson Fittipaldi conta como urinou em um carro de Formula-Indy:

17 de julho de 2013

O fantástico Rudolf Uhlenhaut

Esta é a história do engenheiro que projetou o mais belo carro de Fórmula 1 de todos os tempos e ainda conseguiu botar tempo em Juan Manuel Fangio!


Rudolf Uhlenhaut começou a trabalhar em carros de corrida em 1936. A Mercedes estava penando nas pistas no começo daquele ano, apesar de ter feito sucesso em 1934 e 1935. A solução encontrada pela equipe foi contratar um engenheiro de 30 anos, responsável pelo desenvolvimento de um carro de passeio, o 170V.

Nos 20 anos seguintes, Uhlenhaut projetou vários carros de corridas, tais como o W154 (1938) e o W165 (1939). Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o engenheiro montou o grupo responsável por levar a Mercedes de volta às competições, com o fantástico W196. Ele e seus colegas estudavam todas as pistas e estimavam a velocidade necessária em cada curva, com base na rolagem do bólido e na distância disponível para aceleração. A partir dessas informações, Rudolf decidiu usar carrocerias fechadas, com rodas cobertas, no GP da França de 1954. Nascia, naquele momento, o mais belo carro a competir na Fórmula 1.


Grande Prêmio da Suíça de 1938.
 Da esquerda para a direita: Rudolf Uhlenhaut, Manfrd von Brauchitsch, Rudolf Caracciola, John Richard Beattie Seaman, o diretor Max Sailer e o chefe de equipe Alfred Neubauer


Porém, o mais surpreendente no que se refere a Rudolf Uhlenhaut é que, além de um genial projetista, ele também era muito veloz como piloto!

Em agosto de1936, ele estava no Nordschleife, acompanhado por um grupo de mecânicos, quando resolveu testar o Mercedes que havia ajudado a projetar e virou tempos surpreendentes. A partir daí, tornou-se comum que ele testasse seus próprios carros. Ele sempre dizia que, para avaliar o desempenho de um carro, tinha que fazer o que os pilotos faziam.

Rudolf sempre pilotava os carros com suas roupas normais e sem capacete. Em algumas corridas pré-guerra, chegou a ser inscrito como piloto-reserva!

Em 1937, a Mercedes testava em Monza e Dick Seaman, um de seus pilotos disse que "Uhlenhaut faz os testes pessoalmente e é impressionantemente rápido. Não é preciso dizer que é muito bom ter um engenheiro que pode avaliar pessoalmente como seus carros se comportam em velocidade de corrida".

Em 1954, no Nordschleife, o engenheiro testou o bólido e obteve um tempo de 10min, contra 9min57,8s de Kling e 9min58,8s de Hermann Lang (lembrem-se que o circuito possuía mais de 22 km de extensão). Ele fez tempos muito próximos de seus pilotos, mesmo não andando no limite, pois se preocupava com a segurança. Dizia que "se tivesse que parar de trabalhar por alguns meses, seria muito ruim. A empresa precisa de um engenheiro".

Ainda em 1954, Rudolf deu uma volta no Nordschleife 3,5s mais rápido que Fangio. Ele explicou: "Eu havia comido um pouco demais no almoço e achei que algumas voltas rápidas poderiam ajudar na digestão. Não pensei em quebrar recordes, o tempo veio fácil". Porém, ele próprio constatou: "Fangio nunca guiou mais rápido do que precisava e só chegava ao limite quando alguém era mais rápido que ele. Se estivéssemos, competindo, ele teria vencido."

Durante os treinos para o Grande Prêmio da Itália de 1955, alguns executivos da Mercedes estranharam as constantes movimentações no volante que Juan Manuel Fangio fazia durante as curvas. Segundo o próprio Uhlenhaut: "Eles não acreditariam em mim se eu dissesse que o problema era com Fangio e não com o carro. Então, sentei ao volante e dei duas voltas, uma delas mais rápido que Fangio, mas trabalhando menos o volante. Dessa forma, me livrei de um monte de reuniões e discussões", explicou o engenheiro mais veloz de todos os tempos.

O W196 em ação

Uhlenhaut em um carro de passeio

Referências: F1 - Racing #3, 2010, Edição Brasileira, On-Line Editora

14 de julho de 2013

Vettel, o Super Mario

Vocês conhecem o Mario? Aquele da Nintendo?

Sebastian Vettel se fantasiou como o personagem durante um evento promovido pela Red Bull, em Rust, na Alemanha.

O piloto participou da Soapbox Race, uma corrida em que em um carro construido manualmente, desce uma ladeira no menor tempo possível.











13 de julho de 2013

Dia do Rock

Damon Hill, Eddie Jordan e David Coulthard fazendo um som.

Mais sobre Fórmula 1 e rock aqui.

11 de julho de 2013

Gilles Villeneuve dirigindo um Fiat 147

Cena retirada do documentário "Pole Position - I Guerrieri Della Formula 1", de 1980.

Gilles Villeneuve aparece dirigindo um carro Fiat 147, na época do GP do Brasil.

7 de julho de 2013

Vettel vence em casa

 
Sebastian Vettel venceu o GP da Alemanha, sua primeira vitória na Europa desde o GP da Itália de 2011.
O piloto da Red Bull tornou-se o 35º a vencer em seu país de origem. Os outros são:
- Michael Schumacher - 9 vitórias
- Prost - 6 vitórias
- Clark e Mansell - 5 vitórias
- Fangio - 4 vitórias
- Alonso - 3 vitórias
- Ascari, Moss, Stewart, Fittipaldi, Piquet, Senna, Coulthard, Ralf Schumacher e Massa - 2 vitórias
- Farina, Brooks, Collins, Scarfiotti, Rindt, Pace, Scheckter, Andretti, Hunt, GillesVilleneuve, Jabouille, Watson, Arnoux, De Angelis, Patrese, Lauda, Damon Hill, Herbert e Hamilton - 1 vitória

Vale lembrar que Rindt era alemão, mas corria como austríaco. Ele venceu o GP da Alemanha em 1970, mas jamais triunfou na Áustria.
Mario Andretti nasceu na Itália mas competia como americano, tendo vencido um GP nos dois países.

Com a vitória, Vettel obteve seu triunfo de número 30, tendo vencido 19 GPs diferentes: Abu Dhabi (2), Austrália, Bahrein (2 vezes), Brasil, Bélgica, Canadá, China, Coreia (2 vezes), Espanha, Europa (2 vezes), Grã-Bretanha, Itália (2 vezes), Japão (3 vezes), Malásia (3 vezes), Mônaco, Cingapura (2 vezes), Turquia e Índia (2 vezes).

Nessa estatística, ele é agora o segundo melhor:
1 - Michael Schumacher - vitórias em 22 GPs
2 - Sebastian Vettel - vitórias em 19 GPs
3 - Alain Prost - vitórias em 18 GPs
4 - Fernando Alonso - vitórias em 17 GPs
5 - Ayrton Senna - vitórias em 16 GPs
5 - Nigel Mansell - vitórias em 16 GPs

4 de julho de 2013

SACaneando a Pirelli

Mandei um e-mail para a Pirelli, tirando um sarro com a cara deles. O mais engraçado é que eles levaram a sério e responderam! Confiram:

Olá!
Compro pneus Pirelli há vários anos, mas após o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de F1, comecei a ficar preocupado. Durante a corrida, vários pneus foram dechapados ou furados.
Gostaria de saber se, dirigindo o meu carro de passeio, corro o mesmo risco que Massa, Hamilton, Perez, Vergne, Hülkenberg e Gutierrez.
Para piorar a situação, há uma curva em minha cidade que se assemelha muito com a Stowe, do circuito de Silverstone. Devo solicitar ao prefeito a construção de uma chicane no local? E devo evitar o uso de pneus Pirelli até que se encontre uma solução para o problema?

Resposta do SAC da Pirelli:
"Prezado Sr. Sidney,
Lamentamos a maneira como ocorreu a corrida de Fórmula 1, mas gostaríamos de esclarecer que aquilo  não deve abalar sua confiança em nossos produtos e serviços. A Pirelli produz pneus para vários tipos de veículos: automóveis, veículos leves, motocicletas, ônibus, caminhões e equipamentos agrícolas, sempre prezando pela qualidade do material. Assim, pode continuar utilizando nossos produtos tranquilamente.
Agradecemos pelo contato e continuamos à sua disposição.
Atenciosamente,
SAC Pirelli"

1 de julho de 2013

Bernie, Barrichello e os protestos

Durante o GP da Grã-Bretanha de 2013, Bernie Ecclestone pergunta a Rubens Barrichello sobre os protestos no Brasil: