24 de fevereiro de 2013

Curiosidades da Daytona 500

Maiores vencedores:
   7 vitórias
     Richard Petty (1964, 1966, 1971, 1973, 1974, 1979, 1981)
   4 vitórias
     Cale Yarborough (1968, 1977, 1983, 1984)
   3 vitórias
     Bobby Allison (1978, 1982, 1988)
     Dale Jarrett (1993, 1996, 2000)
     Jeff Gordon (1997, 1999, 2005)

Vitórias consecutivas:
     Richard Petty (1973–1974)
     Cale Yarborough (1983–1984)
     Sterling Marlin (1994–1995)

Vencedores que largaram da pole:
    1962 Fireball Roberts
    1966 Richard Petty
    1968 Cale Yarborough
    1980 Buddy Baker
    1984 Cale Yarborough
    1985 Bill Elliott
    1987 Bill Elliott
    1999 Jeff Gordon
    2000 Dale Jarrett

Famílias vencedoras:
    Petty
        Lee (1959) e seu filho Richard (1964, 1966, 1971, 1973, 1974, 1979, 1981)
    Allison
        Bobby (1978, 1982, 1988) e seu filho Davey (1992)
            Em 1988, ambos fizeram dobradinha.
    Earnhardt
        Dale (1998) e Dale Jr. (2004)
    Waltrip
        Os irmãos Darrell (1989) e Michael (2001, 2003)

Pilotos que ganharam também como chefes de equipe:
    Lee Petty
        Chefe/Piloto: 1959
    Junior Johnson
        Piloto: 1960
        Chefe: 1969, 1977
    Richard Petty
        Chefe/Piloto: 1964, 1966, 1971, 1973, 1974, 1979, 1981
        Chefe: 1970
    Dale Earnhardt
        Piloto: 1998
        Chefe: 2001
    Jeff Gordon
        Piloto: 1997, 1999, 2005
        Chefe: 2006

Pilotos cuja primeira vitória na divisão principal da NASCAR foi a Daytona 500:
    1963 Tiny Lund
    1967 Mario Andretti
    1970 Pete Hamilton
    1990 Derrike Cope
    1994 Sterling Marlin
    2001 Michael Waltrip
    2011 Trevor Bayne

Vencedor mais velho: Bobby Allison em 1988 (50 anos e 73 dias)
Vencedor mais jovem: Trevor Bayne em 2011 (20 anos e 1 dia)

Pilotos que venceram a Daytona 500 e a Indy 500:
    Mario Andretti
        Daytona 500: 1967
        Indy 500: 1969
    A.J. Foyt
        Daytona 500: 1972
        Indy 500: 1961, 1964, 1967, 1977

Mario Andretti, que nasceu na Itália em uma cidade que hoje pertence à Croácia, foi o único vencedor (1967) a ter nascido fora dos Estados Unidos.

Em alguns casos, a corrida não durou 500 milhas:
    1965: 332.5 milhas (133 voltas). Motivo: chuva
    1966: 495 milhas (198 voltas). Motivo: chuva
    1974: 450 milhas (180 voltas). Motivo: energia elétrica
    2003: 272.5 milhas (109 voltas). Motivo: chuva
    2009: 380 milhas (152 voltas). Motivo: chuva

Em outros casos, a corrida durou mais de 500 milhas, devido a obrigatoriedade de terminar em bandeira verde:
    2005: 507.5 milhas (203 voltas)
    2006: 507.5 milhas (203 voltas)
    2007: 505 milhas (202 voltas)
    2010: 520 milhas (208 voltas)
    2011: 520 milhas (208 voltas)
    2012: 505 milhas (202 voltas)

Acidentes fatais:
    1970: Talmadge Prince (qualificação)
    1972: Friday Hassler(qualificação)
    1994: Neil Bonnett e Rodney Orr
    2001: Dale Earnhardt

Altura e peso dos pilotos de 2013

Sebastian Vettel - 1,76 m - 58 Kg
Mark Webber - 1,84 m - 75 kg

Fernando Alonso - 1,71 m - 68 kg
Felipe Massa - 1,66 m - 59 kg

Jenson Button - 1,83 m - 70 kg
Sergio Perez - 1,73 m - 64 kg

Kimi Raikkonen - 1,75 m - 70 kg
Romain Grosjean - 1,80 m - 78 kg

Nico Rosberg - 1,78 m - 71 kg
Lewis Hamilton - 1,74 m - 68 kg

Nico Hulkenberg - 1,84 m - 74 kg
Esteban Gutierrez - 1,80 m - 63 kg

Paul di Resta - 1,85 m - 74 kg

Pastor Maldonado - 1,73 m - 66 kg
Valtteri Bottas - 1,73 m -70 kg

Jean-Eric Vergne - 1,78 m - 73 kg
Daniel Ricciardo - 1,78 m - 68 kg

Charles Pic - 1,78 m - 60 kg
Giedo Van Der Garde - 1,82 m - 73 kg

Luiz Razia - 1,80 m - 73 kg
Max Chilton - 1,81 m - 64 kg

Mais alto: Paul di Resta (1,85 m)
Mais baixo: Felipe Massa (1,66 m)

Mais pesado: Mark Webber (75 kg)
Mais leve: Sebastian Vettel (58 kg)

16 de fevereiro de 2013

Schumacher Mágico

Foto de Luca Bassani durante o Grande Prêmio da Argentina de 1998. Publicada na revista Autoesporte #406. NÃO é montagem!


11 de fevereiro de 2013

O papa é tifosi


 A charge abaixo, eu já tinha publicado, mas ou repetir:

9 de fevereiro de 2013

Profissões estranhas de Mika Hakkinen

Jogador de Hóquei:



Engenheiro Civil:
Salva-Vidas:

Padre:


Toureiro:



 Acrobata de Circo:





Caçador de Baleias:


Segurança de Boteco:


Essa eu prefiro nem comentar....

4 de fevereiro de 2013

Lançamento da Tyrrell em 1995

Há alguns anos atrás, as equipes faziam das apresentações de seus carros verdadeiros shows, com festas, coquetel, convidados ilustres etc.

Com a crise financeira, perdeu-se um pouco do glamour e os lançamentos ficaram mais pobres. Alguns times fazem apenas uma seção de fotos. Outros só fazem um videozinho furreca

Mas, já foi pior: em 1995 a Tyrrell, fez o lançamento do carro daquele ano no meio do mato!

 E Katayama fez jus ao apelido de "Kata-Grama"