30 de setembro de 2013

29 de setembro de 2013

Jack e Gary brabham

Oulton Park - 1967

Jack Brabham leva seu filho Gary para um passeio em grande estilo:



26 de setembro de 2013

A outra carona polêmica de Fernando Alonso

Alonso dá uma carona para Hamilton em Suzuka-2009

23 de setembro de 2013

22 de setembro de 2013

Caronas na Formula-1

No GP da Bélgica de 1961, Innes Ireland pegou carona com Maurice Trintignant:
 

No Grande Prêmio da Bélgica de 1964, foram quatro caronas:

Peter Arundell leva Jim Clark:

Innes de Ireland leva Grahan Hill:

Giancarlo Baghetti leva Phil Hill e Lucien Bianchi:

Innes Ireland leva Jo Siffert:



John Surtees leva Jim Clark no GP da França 1965:


No GP da França de 1966, Jacky Ickx levou John Surtees...
 ... e Jo Siffert carregou Bob Anderson:

Jackie Stewat pegando carona com alguém no GP de Mônaco de 1967:

Em 1967, após o GP da Alemanha, Denis Hulme deu uma carona para Jack Brabham, seu companheiro de equipe e patrão:

Derek Bell leva Jakie Stewart no GP da Bélgica de 1970:


No GP dos Países Baixos de 1973, Emerson Fittipaldi levou Ronnie Peterson:


Gunnar Nilsson pega carona com Mario Andretti em Long Beach, 1977:

Patrick Tambay leva Jacques Laffite em Watkins Glen, 1979:

No GP da França, em 1979, Jochen Mass leva Jacky Ickx:

Alan Jones leva Clay Regazzoni no GP de Long Beach de 1979:


Rene Arnoux pega carona com Patrese no GP do Brasil de 1980:
 

Didier Pironi pega uma carona com Riccardo Patrese em Mônaco, 1982. O engraçado é que Patrese venceu a prova, mas só ficou sabendo depois que o francês o avisou...


Nelson Piquet dá carona para Keke Rosberg no GP da Alemanha de 1986:


Ainda em 1986, no GP do México, Piquet dá carona para Stefan Johansson, Philippe Alliot e Gerhard Berger:


No GP da Alemanha de 1987, Piquet mostra que era um cara realmente legal dando mais uma carona, dessa vez para Prost:

Em Monza, 1987, Ayrton Senna é levado por seu colega de equipe Satoru Nakajima:


Teo Fabi e Thierry Boutsenem 1987:



Nigel Mansell leva Berger no GP da Hungria de 1988:

No GP do Japão de 1988, Berger deu e pegou carona. Nos treinos, foi  levado por Johansson...

...e, na corrida, levou Derek Warwick:
No GP do Canadá de 1991, J. J. Lehto pegou uma carona com seu companheiro de equipe, Emanuele Pirro:

Em Silverstone, 1991, Mansell deu carona para Senna:

 Alessandro Zanardi pega carona com Berger após o GP de Mônaco de 1993:

 Ainda em 1993, no treinos para o GP da Alemanha, Boutsen dá carona para J. J. Lehto:

Barrichello é levado por Coulthard no GP da Alemanha de 1995:


Alesi pega uma carona com Schumacher, enquanto comemora sua primeira e única vitória na F1, no GP do Canadá de 1995:

Alesi leva Berger após o GP da Alemanha de 1996:


No GP da Alemanha de 1997, Fisichella é levado por Schumacher:

Mika Hakkinen abandona o GP da Espanha de 2001 na última volta e pega uma carona com Coulthard até os boxes:

Mark Webber dá carona para Fernando Alonso após o GP da Alemanha de 2011:

E Alonso retribui o favor no GP de Cingapura de 2013:

21 de setembro de 2013

18 de setembro de 2013

13 de setembro de 2013

O "13" na Formula-1

Hoje é uma sexta-feira 13 do ano de 2013...

Quem acompanha automobilismo, sabe que o "13" não carrega uma fama muito boa. Na Formula-1, os carros com esse número só apareceram em três oportunidades.

Mas, por que tantos o evitam?

Tudo começou antes mesmo do surgimento da Formula-1. Paul Torchy, durante o grande prêmio de San Sebastian, Espanha, em Setembro de 1925, bateu em uma árvore e morreu na hora. No ano seguinte, durante a Targa Florio, na Itália, Giulio Masetti sofreu um acidente fatal. Nos dois casos, os pilotos competiam com carros Delage, ostentando o número 13.

Depois disso, o "13" passou a ser evitado pelos pilotos, pois acreditavam que atraía má sorte.

O carro de Paul Torchy, após o acidente


Na Formula-1, o primeiro corajoso a ostentar o número foi o alemão Mauritz von Strachwitz que, coincidentimente, possuía o mesmo nome e sobrenome de um famoso general nazista. Ele se inscreveu para participar do GP da Alemanha de 1953, mas não se classificou para a corrida.

O segundo cético a correr com o "13", foi o mexicano Moises Solana, no GP do México de 1963. Ele largou em 11º, mas abandonou devido a um problema no mortor.

Moisés Solana

Até 1972, não havia um critérios para a numeração dos carros. A partir do GP da Bélgica de 1973, determinaram uma numeração fixa que valeria até o final do campeonato. O número "1" foi destinado ao campeão mundial do ano anterior (Emerson Fittipaldi) e o "2" ficou com seu companheiro de equipe (Ronnie Peterson). Em seguida vinham os outros times, sempre recebendo dois números consecutivos. Quando inscreviam um terceiro carro, ele recebia o menor número ainda não usado. Porém, a numeração pulava o "13".

Em 1974, a ordem passou a ser feita de acordo com a classificação do campeonato de construtores do ano anterior. A Lotus correu com os números "1" e "2", a Tyrrell, ficou com o "3" e o "4", e assim por diante.

Em 1976, ou seja, treze (!) anos depois de Solana, a piloto Divina Galica resolveu disputar o GP da Grã-Bretanha pela equipe Surtees. O time corria com os números "18" e "19" e "38" e ela resolveu usar o "13". A moça disputou a qualificação, mas não chegou a se classificar para a prova.

Galica foi a terceira e última pessoa a pilotar um carro de número "13" na Formula-1.


Divina Galica

Os pilotos podiam correr em carros inseguros, pilotar em velocidades altíssimas e competir em pistas perigosas. Mas poucos tiveram coragem de enfrentar o "13"!

10 de setembro de 2013

Massa fora da Ferrari


Talvez nem precise. Parece que abriu uma vaga na ESPN...

1 de setembro de 2013

Formula-1 e Dragon Ball


Com o objetivo de tornar a Formula-1 popular no Japão, a revista Shonen Jump patrocinou a McLaren na época em que a equipe utilizava motores Honda. Vejam um vídeo abaixo:



O tricampeão Ayrton Senna ganhou três histórias na revista. Nelas, ele era o herói que combatia os "vilões" Alain Prost, Nigel Mansell e Riccardo Patrese.

A Shonen Jump também publicava as histórias de Dragon Ball e seu criador, Akira Toriyama, era um grade fã de Formula-1. Ele homenageou a categoria em várias ilustrações.

O resultado são estas imagens abaixo, que unem duas de minhas paixões: Formula-1 e Dragon Ball.


 
Goku no McLaren MP4/5



Gohan no McLaren MP4/5 , ao lado de Goku e Bulma
 
Goku comemorando uma vitória junto com os mecânicos Gohan, Kuririn, Bulma e Mestre Kame

 
Akira Toriyama e Ayrton Senna