Altura e peso dos pilotos de 2014

Sebastian Vettel - 1,76 m - 58 Kg
Daniel Ricciardo - 1,78 m - 68 kg

Lewis Hamilton - 1,75 m - 66 kg
Nico Rosberg - 1,78 m - 71 kg

Fernando Alonso - 1,71 m - 68 kg
Kimi Raikkonen - 1,75 m - 62 kg

Romain Grosjean - 1,80 m - 71 kg
Pastor Maldonado - 1,73 m - 66 kg

Jenson Button - 1,83 m - 72 kg
Kevin Magnussen- 1,74 m - 68 kg

Nico Hulkenberg - 1,84 m - 70 kg
Sergio Perez - 1,73 m - 64 kg

Adrian Sutil - 1,84 m - 75 kg
Esteban Gutierrez - 1,80 m - 63 kg

Jean-Eric Vergne - 1,78 m - 73 kg
Daniil Kvyat - 1,75 m - 58 kg

Felipe Massa - 1,66 m - 59 kg
Valtteri Bottas - 1,73 m -70 kg

Max Chilton - 1,81 m - 64 kg
Jules Bianchi - 1,79 m - 68 kg

Marcus Ericsson - 1,85 m - 90 kg
Kamui Kobayashi - 1,70 m - 57 kg

Mais alto: Marcus Ericsson (1,85 m)
Mais baixo: Felipe Massa (1,66 m)

Mais pesado: Marcus Ericsson (90 kg)
Mais leve: Kamui Kobayashi (57 kg)

11 de janeiro de 2014

Números

A FIA divulgou a numeração dos pilotos já inscritos para a temporada de 2014 da F1. Apenas os dois pilotos da Caterham e o segundo piloto da Marussia ficaram de fora da lista, pois ainda não foram confirmados. 



Os números dos pilotos já definidos são:

1 - Sebastian Vettel - O alemão é o único piloto que poderia utilizar esse número, desde 1975 reservado ao campeão mundial do ano anterior. É o maior vencedor de títulos (12 vezes) e de corridas (181 vezes). 

3 - Daniel Ricciardo - O piloto da Red Bull não deu explicações para a escolha. Apesar de ser um número muito utilizado por pilotos e equipes de ponta, fez apenas dois campeões mundiais: Jacques Villeneuve em 1997 e Michael Schumacher em 2000.

5 - Sebastian Vettel - Ele optou por usar o #1 que lhe é de direito  mas, caso não conquiste o penta, passará a utilizar o #5, com o qual foi campeão em 2010. O número é o segundo maior vencedor de títulos e corridas.

6 - Nico Rosberg - O piloto da Mercedes o usará por já ter trazido sorte ao seu pai, campeão mundial com ele em 1982.

7 - Kimi Raikkonen - O finlandês não quis saber de frescura: "Não há nenhuma história em particular ligada a ele. É o número que eu tinha no ano passado e não vi razão para mudá-lo. Eu gosto, o que é bom o suficiente, não é?", disse ao site da Ferrari.

8 - Romain Grosjean - Ele decidiu manter o número com o qual fez uma bela temporada em 2013.

11 - Sergio Perez - É o número que ele carregava no kart e em sua primeira temporada na GP2.

13 - Pastor Maldonado - O venezuelano foi corajoso e trouxe o 13 de volta à F1. O número só apareceu na categoria em três oportunidades: Mauritz von Strachwitz (GP da Alemanha de 1953), Moises Solana (GP do México de 1963) e Divina Galica (GP da Grã-Bretanha de 1976). Para mais detalhes, vejam aqui.

14 - Fernando Alonso - Segundo o espanhol, o número já lhe trouxe sorte, pois em 14 de julho de 1996, com a idade de 14 anos, venceu o campeonato mundial junior de kart com o número 14.

17 - Jules Bianchi - Ele tentou o #7, o #17 e o #77. Como nenhum deles estava disponível, ficou com o #17.

19 - Felipe Massa - A escolha tem relação com a época em que corria no kart.

20 - Kevin Magnussen - Foi o número utilizado por ele na World Series do ano passado, quando se sagrou campeão.

22 - Jenson Button – Apesar de ser um número normalmente usado pelas equipes de fundo de pelotão, fez um bicampeonato mundial recentemente, com Lewis Hamilton em 2008 e o próprio Jenson em 2009.

25 - Jean-Eric Vergne

26 - Daniil Kvyat - Como Vergne escolheu o #25, a Toro Rosso será a única equipe com números consecutivos em 2014

27 - Nico Hulkenberg – É uma referência a Gilles Villeneuve. Porém, embora o canadense tenha ficado marcado com esse número, só o utilizou em vinte corridas, entre 1981 e 1982. O mais utilizado por ele foi o 12, estampado em seu carro 31 vezes entre 1978 e 1979.

44 - Lewis Hamilton - Lembrança do número que utilizou em competições de kart.

77 - Valtteri Bottas – A razão é simples, pois poderá grafar seu nome como "Bo77as" (de todos os motivos, achei esse o melhor).

99 - Adrian Sutil – É o número mais alto disponível. Na F1, só foi utilizado nas 500 Milhas de Indianápolis, quando a prova fazia parte do campeonato mundial.

Outras curiosidades:

- Até a temporada de 1973 , os números eram designados pelos organizadores da corrida, sem um critério. A partir do GP da Bélgica daquele ano, determinaram uma numeração fixa que valeria até o final do campeonato. O número "1" foi destinado ao campeão mundial do ano anterior (Emerson Fittipaldi) e o "2" ficou com seu companheiro de equipe (Ronnie Peterson). Em seguida vinham os outros times, sempre recebendo dois números consecutivos. Quando inscreviam um terceiro carro, ele recebia o menor número ainda não usado. Porém, a numeração pulava o "13". Em 1974, a ordem passou a ser feita de acordo com a classificação do campeonato de construtores do ano anterior.

- O maior número utilizado na Formula-1 foi o 208, por Lella Lombardi no GP da Grã-Bretanha de 1974. A razão era a frequência da Rádio Luxemburgo, que patrocinava seu Brabham. Porém, ela não se classificou para a corrida.

- O número mais alto a participar efetivamente de um GP foi o 136 de Rudolf Krause no GP da Alemanha de 1952. 

- Naquela prova, todos os pilotos correram com números acima de 100. O mais baixo foi justamente o do vencedor da corrida, Alberto Ascari, que usou o 101.

- O número mais baixo que nunca foi utilizado na F1 é o 132.

- Após a adoção da numeração fixa, os números mais baixos que jamais venceram um título foram o 0 e o 7.

- Os números mais baixos que nunca venceram uma corrida foram o 13 e o 29.

- O número 0 foi utilizado por apenas dois pilotos: Jody Scheckter nos GPs do Canadá e dos Estados Unidos de 1973 e Damon Hill nas temporadas de 1993 e 1994 (o campeão do ano anterior deixou a F1 e o #1 não foi repassado).

- O #10 não tem nas pistas o mesmo sucesso do futebol, pois jamais fez um campeão do mundo e ganhou apenas 15 corridas.

- O #24 não é muito bem visto aqui no Brasil, mas a sua má fama é injusta quando se trata de F1. Foi com ele que Emerson Fittipaldi venceu sua primeira corrida (o GP dos Estados Unidos de 1970) . Em 1992, seu sobrinho Christian foi correr na Minardi, que detinha os números 23 e 24. Ele solicitou a equipe que inscrevesse o primeiro piloto (Gianni Morbidelli) com o número mais alto.

 - O #33 foi o mais alto utilizado em uma vitória brasileira (com Emerson Fittipaldi no GP da Bélgica de 1972).

Fontes:
- http://www.statsf1.com/pt/statistiques/numero.aspx
- http://www.gptotal.com.br/2005/especiais/numeros/02.asp 
- http://www.channelnewsasia.com/news/sport/motor-racing-numbers-up/950650.html

9 de janeiro de 2014

Presos

2010: Felipe Massa é ameaçado de prisão

2011: J.J. Lehto é preso

2012: Jos Verstappen é preso

2014: Eddie Irvine é preso

E então? Qual vai ser o próximo companheiro de equipe de Michael Schumacher a ver o sol nascer quadrado?

4 de janeiro de 2014

Meia-Hora

Capa do jornal Meia-Hora do dia 3 de janeiro: