27 de janeiro de 2014
25 de janeiro de 2014
Altura e peso dos pilotos de 2014
Sebastian Vettel - 1,76 m - 58 Kg
Daniel Ricciardo - 1,78 m - 68 kg
Lewis Hamilton - 1,75 m - 66 kg
Nico Rosberg - 1,78 m - 71 kg
Fernando Alonso - 1,71 m - 68 kg
Kimi Raikkonen - 1,75 m - 62 kg
Romain Grosjean - 1,80 m - 71 kg
Pastor Maldonado - 1,73 m - 66 kg
Jenson Button - 1,83 m - 72 kg
Kevin Magnussen- 1,74 m - 68 kg
Nico Hulkenberg - 1,84 m - 70 kg
Sergio Perez - 1,73 m - 64 kg
Adrian Sutil - 1,84 m - 75 kg
Esteban Gutierrez - 1,80 m - 63 kg
Jean-Eric Vergne - 1,78 m - 73 kg
Daniil Kvyat - 1,75 m - 58 kg
Felipe Massa - 1,66 m - 59 kg
Valtteri Bottas - 1,73 m -70 kg
Max Chilton - 1,81 m - 64 kg
Jules Bianchi - 1,79 m - 68 kg
Marcus Ericsson - 1,85 m - 90 kg
Kamui Kobayashi - 1,70 m - 57 kg
Mais alto: Marcus Ericsson (1,85 m)
Mais baixo: Felipe Massa (1,66 m)
Mais pesado: Marcus Ericsson (90 kg)
Mais leve: Kamui Kobayashi (57 kg)
Daniel Ricciardo - 1,78 m - 68 kg
Lewis Hamilton - 1,75 m - 66 kg
Nico Rosberg - 1,78 m - 71 kg
Fernando Alonso - 1,71 m - 68 kg
Kimi Raikkonen - 1,75 m - 62 kg
Romain Grosjean - 1,80 m - 71 kg
Pastor Maldonado - 1,73 m - 66 kg
Jenson Button - 1,83 m - 72 kg
Kevin Magnussen- 1,74 m - 68 kg
Nico Hulkenberg - 1,84 m - 70 kg
Sergio Perez - 1,73 m - 64 kg
Adrian Sutil - 1,84 m - 75 kg
Esteban Gutierrez - 1,80 m - 63 kg
Jean-Eric Vergne - 1,78 m - 73 kg
Daniil Kvyat - 1,75 m - 58 kg
Felipe Massa - 1,66 m - 59 kg
Valtteri Bottas - 1,73 m -70 kg
Max Chilton - 1,81 m - 64 kg
Jules Bianchi - 1,79 m - 68 kg
Marcus Ericsson - 1,85 m - 90 kg
Kamui Kobayashi - 1,70 m - 57 kg
Mais alto: Marcus Ericsson (1,85 m)
Mais baixo: Felipe Massa (1,66 m)
Mais pesado: Marcus Ericsson (90 kg)
Mais leve: Kamui Kobayashi (57 kg)
23 de janeiro de 2014
21 de janeiro de 2014
18 de janeiro de 2014
17 de janeiro de 2014
13 de janeiro de 2014
11 de janeiro de 2014
Números
A FIA divulgou a numeração dos pilotos
já inscritos para a temporada de 2014 da F1. Apenas os dois pilotos da Caterham e o segundo piloto da Marussia ficaram de fora da lista, pois ainda não foram confirmados.
Os números dos pilotos já definidos são:
1 - Sebastian Vettel - O alemão é o único piloto que poderia utilizar esse número, desde 1975 reservado ao campeão mundial do ano anterior. É o maior vencedor de títulos (12 vezes) e de corridas (181 vezes).
3 - Daniel Ricciardo - O piloto da Red Bull não deu explicações para a escolha. Apesar de ser um número muito utilizado por pilotos e equipes de ponta, fez apenas dois campeões mundiais: Jacques Villeneuve em 1997 e Michael Schumacher em 2000.
5 - Sebastian Vettel - Ele optou por usar o #1 que lhe é de direito mas, caso não conquiste o penta, passará a utilizar o #5, com o qual foi campeão em 2010. O número é o segundo maior vencedor de títulos e corridas.
6 - Nico Rosberg - O piloto da Mercedes o usará por já ter trazido sorte ao seu pai, campeão mundial com ele em 1982.
7 - Kimi Raikkonen - O finlandês não quis saber de frescura: "Não há nenhuma história em particular ligada a ele. É o número que eu já tinha no ano passado e não vi razão para mudá-lo. Eu gosto, o que é bom o suficiente, não é?", disse ao site da Ferrari.
8 - Romain Grosjean - Ele decidiu manter o número com o qual fez uma bela temporada em 2013.
11 - Sergio Perez - É o número que ele carregava no kart e em sua primeira temporada na GP2.
13 - Pastor Maldonado - O venezuelano foi corajoso e trouxe o 13 de volta à F1. O número só apareceu na categoria em três oportunidades: Mauritz von Strachwitz (GP da Alemanha de 1953), Moises Solana (GP do México de 1963) e Divina Galica (GP da Grã-Bretanha de 1976). Para mais detalhes, vejam aqui.
14 - Fernando Alonso - Segundo o espanhol, o número já lhe trouxe sorte, pois em 14 de julho de 1996, com a idade de 14 anos, venceu o campeonato mundial junior de kart com o número 14.
17 - Jules Bianchi - Ele tentou o #7, o #17 e o #77. Como nenhum deles estava disponível, ficou com o #17.
19 - Felipe Massa - A escolha tem relação com a época em que corria no kart.
20 - Kevin Magnussen - Foi o número utilizado por ele na World Series do ano passado, quando se sagrou campeão.
22 - Jenson Button – Apesar de ser um número normalmente usado pelas equipes de fundo de pelotão, fez um bicampeonato mundial recentemente, com Lewis Hamilton em 2008 e o próprio Jenson em 2009.
25 - Jean-Eric Vergne
26 - Daniil Kvyat - Como Vergne escolheu o #25, a Toro Rosso será a única equipe com números consecutivos em 2014
27 - Nico Hulkenberg – É uma referência a Gilles Villeneuve. Porém, embora o canadense tenha ficado marcado com esse número, só o utilizou em vinte corridas, entre 1981 e 1982. O mais utilizado por ele foi o 12, estampado em seu carro 31 vezes entre 1978 e 1979.
44 - Lewis Hamilton - Lembrança do número que utilizou em competições de kart.
77 - Valtteri Bottas – A razão é simples, pois poderá grafar seu nome como "Bo77as" (de todos os motivos, achei esse o melhor).
99 - Adrian Sutil – É o número mais alto disponível. Na F1, só foi utilizado nas 500 Milhas de Indianápolis, quando a prova fazia parte do campeonato mundial.
Outras curiosidades:
- Até a temporada de 1973 , os números eram designados pelos organizadores da corrida, sem um critério. A partir do GP da Bélgica daquele ano, determinaram uma numeração fixa que valeria até o final do campeonato. O número "1" foi destinado ao campeão mundial do ano anterior (Emerson Fittipaldi) e o "2" ficou com seu companheiro de equipe (Ronnie Peterson). Em seguida vinham os outros times, sempre recebendo dois números consecutivos. Quando inscreviam um terceiro carro, ele recebia o menor número ainda não usado. Porém, a numeração pulava o "13". Em 1974, a ordem passou a ser feita de acordo com a classificação do campeonato de construtores do ano anterior.
- O maior número utilizado na Formula-1 foi o 208, por Lella Lombardi no GP da Grã-Bretanha de 1974. A razão era a frequência da Rádio Luxemburgo, que patrocinava seu Brabham. Porém, ela não se classificou para a corrida.
- O número mais alto a participar efetivamente de um GP foi o 136 de Rudolf Krause no GP da Alemanha de 1952.
- Naquela prova, todos os pilotos correram com números acima de 100. O mais baixo foi justamente o do vencedor da corrida, Alberto Ascari, que usou o 101.
- O número mais baixo que nunca foi utilizado na F1 é o 132.
- Após a adoção da numeração fixa, os números mais baixos que jamais venceram um título foram o 0 e o 7.
- Os números mais baixos que nunca venceram uma corrida foram o 13 e o 29.
- O número 0 foi utilizado por apenas dois pilotos: Jody Scheckter nos GPs do Canadá e dos Estados Unidos de 1973 e Damon Hill nas temporadas de 1993 e 1994 (o campeão do ano anterior deixou a F1 e o #1 não foi repassado).
- O #10 não tem nas pistas o mesmo sucesso do futebol, pois jamais fez um campeão do mundo e ganhou apenas 15 corridas.
- O #24 não é muito bem visto aqui no Brasil, mas a sua má fama é injusta quando se trata de F1. Foi com ele que Emerson Fittipaldi venceu sua primeira corrida (o GP dos Estados Unidos de 1970) . Em 1992, seu sobrinho Christian foi correr na Minardi, que detinha os números 23 e 24. Ele solicitou a equipe que inscrevesse o primeiro piloto (Gianni Morbidelli) com o número mais alto.
- O #33 foi o mais alto utilizado em uma vitória brasileira (com Emerson Fittipaldi no GP da Bélgica de 1972).
Fontes:
- http://www.statsf1.com/pt/statistiques/numero.aspx
- http://www.gptotal.com.br/2005/especiais/numeros/02.asp
- http://www.channelnewsasia.com/news/sport/motor-racing-numbers-up/950650.html
Os números dos pilotos já definidos são:
1 - Sebastian Vettel - O alemão é o único piloto que poderia utilizar esse número, desde 1975 reservado ao campeão mundial do ano anterior. É o maior vencedor de títulos (12 vezes) e de corridas (181 vezes).
3 - Daniel Ricciardo - O piloto da Red Bull não deu explicações para a escolha. Apesar de ser um número muito utilizado por pilotos e equipes de ponta, fez apenas dois campeões mundiais: Jacques Villeneuve em 1997 e Michael Schumacher em 2000.
5 - Sebastian Vettel - Ele optou por usar o #1 que lhe é de direito mas, caso não conquiste o penta, passará a utilizar o #5, com o qual foi campeão em 2010. O número é o segundo maior vencedor de títulos e corridas.
6 - Nico Rosberg - O piloto da Mercedes o usará por já ter trazido sorte ao seu pai, campeão mundial com ele em 1982.
7 - Kimi Raikkonen - O finlandês não quis saber de frescura: "Não há nenhuma história em particular ligada a ele. É o número que eu já tinha no ano passado e não vi razão para mudá-lo. Eu gosto, o que é bom o suficiente, não é?", disse ao site da Ferrari.
8 - Romain Grosjean - Ele decidiu manter o número com o qual fez uma bela temporada em 2013.
11 - Sergio Perez - É o número que ele carregava no kart e em sua primeira temporada na GP2.
13 - Pastor Maldonado - O venezuelano foi corajoso e trouxe o 13 de volta à F1. O número só apareceu na categoria em três oportunidades: Mauritz von Strachwitz (GP da Alemanha de 1953), Moises Solana (GP do México de 1963) e Divina Galica (GP da Grã-Bretanha de 1976). Para mais detalhes, vejam aqui.
14 - Fernando Alonso - Segundo o espanhol, o número já lhe trouxe sorte, pois em 14 de julho de 1996, com a idade de 14 anos, venceu o campeonato mundial junior de kart com o número 14.
17 - Jules Bianchi - Ele tentou o #7, o #17 e o #77. Como nenhum deles estava disponível, ficou com o #17.
19 - Felipe Massa - A escolha tem relação com a época em que corria no kart.
20 - Kevin Magnussen - Foi o número utilizado por ele na World Series do ano passado, quando se sagrou campeão.
22 - Jenson Button – Apesar de ser um número normalmente usado pelas equipes de fundo de pelotão, fez um bicampeonato mundial recentemente, com Lewis Hamilton em 2008 e o próprio Jenson em 2009.
25 - Jean-Eric Vergne
26 - Daniil Kvyat - Como Vergne escolheu o #25, a Toro Rosso será a única equipe com números consecutivos em 2014
27 - Nico Hulkenberg – É uma referência a Gilles Villeneuve. Porém, embora o canadense tenha ficado marcado com esse número, só o utilizou em vinte corridas, entre 1981 e 1982. O mais utilizado por ele foi o 12, estampado em seu carro 31 vezes entre 1978 e 1979.
44 - Lewis Hamilton - Lembrança do número que utilizou em competições de kart.
77 - Valtteri Bottas – A razão é simples, pois poderá grafar seu nome como "Bo77as" (de todos os motivos, achei esse o melhor).
99 - Adrian Sutil – É o número mais alto disponível. Na F1, só foi utilizado nas 500 Milhas de Indianápolis, quando a prova fazia parte do campeonato mundial.
Outras curiosidades:
- Até a temporada de 1973 , os números eram designados pelos organizadores da corrida, sem um critério. A partir do GP da Bélgica daquele ano, determinaram uma numeração fixa que valeria até o final do campeonato. O número "1" foi destinado ao campeão mundial do ano anterior (Emerson Fittipaldi) e o "2" ficou com seu companheiro de equipe (Ronnie Peterson). Em seguida vinham os outros times, sempre recebendo dois números consecutivos. Quando inscreviam um terceiro carro, ele recebia o menor número ainda não usado. Porém, a numeração pulava o "13". Em 1974, a ordem passou a ser feita de acordo com a classificação do campeonato de construtores do ano anterior.
- O maior número utilizado na Formula-1 foi o 208, por Lella Lombardi no GP da Grã-Bretanha de 1974. A razão era a frequência da Rádio Luxemburgo, que patrocinava seu Brabham. Porém, ela não se classificou para a corrida.
- O número mais alto a participar efetivamente de um GP foi o 136 de Rudolf Krause no GP da Alemanha de 1952.
- Naquela prova, todos os pilotos correram com números acima de 100. O mais baixo foi justamente o do vencedor da corrida, Alberto Ascari, que usou o 101.
- O número mais baixo que nunca foi utilizado na F1 é o 132.
- Após a adoção da numeração fixa, os números mais baixos que jamais venceram um título foram o 0 e o 7.
- Os números mais baixos que nunca venceram uma corrida foram o 13 e o 29.
- O número 0 foi utilizado por apenas dois pilotos: Jody Scheckter nos GPs do Canadá e dos Estados Unidos de 1973 e Damon Hill nas temporadas de 1993 e 1994 (o campeão do ano anterior deixou a F1 e o #1 não foi repassado).
- O #10 não tem nas pistas o mesmo sucesso do futebol, pois jamais fez um campeão do mundo e ganhou apenas 15 corridas.
- O #24 não é muito bem visto aqui no Brasil, mas a sua má fama é injusta quando se trata de F1. Foi com ele que Emerson Fittipaldi venceu sua primeira corrida (o GP dos Estados Unidos de 1970) . Em 1992, seu sobrinho Christian foi correr na Minardi, que detinha os números 23 e 24. Ele solicitou a equipe que inscrevesse o primeiro piloto (Gianni Morbidelli) com o número mais alto.
- O #33 foi o mais alto utilizado em uma vitória brasileira (com Emerson Fittipaldi no GP da Bélgica de 1972).
Fontes:
- http://www.statsf1.com/pt/statistiques/numero.aspx
- http://www.gptotal.com.br/2005/especiais/numeros/02.asp
- http://www.channelnewsasia.com/news/sport/motor-racing-numbers-up/950650.html