8 de dezembro de 2009

As melhores cenas de perseguição da história do cinema

10º Lugar:
007 Contra Goldfinger


Na época do politicamente incorreto, os filmes era melhores.

9º Lugar:
Stallone Cobra


8º Lugar:
Mad Max 2



7º Lugar:
Operação França



6º Lugar:
O Exterminador do Futuro 2

http://www.youtube.com/watch?v=htpL9i5WSp4
A série Terminator poderia ter parado por aqui mesmo...

5º Lugar:
Mad Max



4º Lugar:
Grand Prix (Grande Prêmio de Monaco)


Quem dera a Fórmula-1 atual tivesse essas coisas...

3º Lugar:
Mad Max 2 (de novo)


Afinal, Max tentou roubar a gasolina ou não?

2º Lugar:
Ronin



1º Lugar:
Bullit


Só por essa cena, já merecia um Oscar!

Não gosto de cenas de perseguição feitas em computação gráfica.
Afinal, o mínimo que se espera de um filme de carros... são carros de verdade!

24 de novembro de 2009

Top 5 - Piores acidentes da Formula-3000

5º Lugar:
Spa-Francorchamps - 1997 (Tom Kristensen)



4º Lugar:
Hockenheim - 1988


Não reclamem dizendo que a chuva não deixa ver direito. Se não estivesse chovendo, não teria acidente nenhum pra assistir.

3º Lugar:
Brand Hatch - 1988 (Johnny Herbert)


No ano seguinte, Johnny Herbert teve que estrear na Fórmula-1 andando de muletas.

2º Lugar:
Nürburgring - 1997 (Dino Morelli)


Pessoal, tá difícil paraaaaaaaaaaaaarrrrrr!

1º Lugar:
Donington Park - 1990 (Allan McNish e Emanuele Naspetti)


Por incrível que pareça, ninguém morreu (ao contrário da própria Fórmula-3000...)

E se a Renault sair?

Palavras do presidente da Renault, Carlos Ghosn, sobre a Fórmula-1: “Não acho que seja importante pra ninguém”.

Ghosn, fazendo cara de quem deixou escapar o pum

Isso apenas confirma o que todo mundo sabe: as montadoras não estão nem aí para o esporte. Querem ganhar dinheiro e fazer propaganda. Se isso não acontecer, vão embora, sem mais nem menos.

Qual a consequência da saída da Renault (se acontecer) para a Fórmula-1? Uma equipe ou uma fornecedora de motores a menos. Vai fazer falta? Sim, mas nem tanto...

Será que o Robert vai tomar no Kubica?

E a GP2? Como é que fica?

Para a principal categoria de acesso a Fórmula-1, a coisa é mais complicada. A montadora francesa fornece motores para os bólidos e banca vários pilotos. Não significa que a GP2 vai acabar por causa disso, mas o baque pode ser grande.

7 de novembro de 2009

Fórmula 2 - As pistas em 2010

A FIA divulgou o calendário da Fórmula 2 em 2010. Vejamos:

18/4 - Silverstone (GBR)
2/5 - Marrakech (MAR)
30/5 - Monza (ITA)
20/6 - Zolder (BEL)
4/7 - Algarve (POR)
18/7 - Brands Hatch (GBR)
1/8 - Brno (TCH)
5/9 - Oschersleben (ALE)
19/9 - Valência (ESP)

As etapas de Silverstone e Brands Hatch ainda não foram confirmadas, mas a FIA quer 11 provas no ano que vem (2 a mais em comparação a este ano). Então, caso saiam do calendário, possivelmente serão substituidas.

Em relação a temporada de 2009, saem Spa-Francorchamps, Donington Park, Ímola e Barcelona.

Não é preciso dizer que a maior perda é Spa-Francorchamps. Porém a etapa belga continua e será disputada em Zolder, uma pista que eu gosto bastante. O circuito deve estar em boas condições, pois a GP1 (ou qualquer que seja o nome daquele campeonato pirata que a Ferrari ameaçou criar) queria correr lá.

Donington Park sai, dando lugar para Silverstone. Viva!

Outra que ficou de fora foi Imola. Convenhamos que, após 1994, o circuito foi reformado e ficou uma chatice. Em seu lugar entra um dos templos do automobilismo: Monza! Troca muitíssimo bem-vinda!

Barcelona também perdeu seu lugar e a Espanha vai ficar com apenas uma pista no calendário: Valência, que vai encerrar a temporada.

Brno e Oschersleben continuam. Este ano, ambas propiciaram boas corridas.

Portugal ganha uma etapa, com Algarve. A GP2 teve uma etapa por lá nesse ano. É um circuito muito bom, que merecia estar até na Fórmula 1.

Marrakech estreia na categoria com um circuito de rua. Nunca vi nenhuma corrida por lá, mas é interessante ver que a Fórmula 2 está se expandindo para fora da Europa. Quem sabe não possamos ver, em breve, um campeonato mundial?

1 de novembro de 2009

Fórmula 2 - Classificação Final


1 - Andy Soucek - ESP - 115 pontos - 7 vitórias
.
2 - Robert Wickens - CAN - 64 pontos - 2 vitórias

3 - Mikhail Aleshin - RUS - 59 pontos - 1 vitória

4 - Mirko Bortolotti - ITA - 50 pontos - 1 vitória

5 - Julien Jousse - FRA - 49 pontos - 1 vitória

6 - Tobias Hegewald - ALE - 46 pontos - 2 vitórias

7 - Kazim Vasiliauskas - LIT - 45 pontos - 1 vitória

8 - Philipp Eng - AUT - 39 pontos - 1 vitória

9 - Milos Pavlovic - SER - 29 pontos - 0 vitória

10 - Nicola De Marco - ITA - 25 pontos - 0 vitória

Fórmula 2 - Soucek vence mais uma

A segunda corrida da Fórmula-2 em Barcelona (a última da temporada) terminou com mais uma vitória do campeão Andy Soucek.
.
O espanhol largou bem e ultrapassou Robert Wickens na primeira curva. Seguiu em primeiro até receber a bandeirada. Foi sua sétima vitória na temporada.
.
O italiano Nicola de Marco também ultrapassou o canadense e obteve o 2º lugar na prova.

Wickens chegou em terceiro e, além de um lugar no pódio, conquistou o vice-campeonato.

Tristan Vautier, que ontem surpreendeu com um pódio em sua primeira corrida na categoria, fez outra boa prova, chegando em 6º.

Final:
1 - Andy Soucek - ESP - 20 voltas 33:46.273
2 - Nicola de Marco - ITA +7.538
3 - Robert Wickens -CAN +9.645
4 - Kazim Vasiliauskas - LIT +10.197
5 - Tobias Hegewald - ALE +14.652
6 - Tristan Vautier - FRA +19.626
7 - Mikhail Aleshin - RUS +21.529
8 - Julien Jousse - FRA +21.892

31 de outubro de 2009

Fórmula 2 - Barcelona


A Fórmula 2 chegou em Barcelona naquele clima de fim-de-feira. O campeão da temporada já estava definido (Andy Soucek ) e as últimas duas etapas serão meros "amistosos".
.
Barcelona nunca foi uma das minhas pistas favoritas, mas depois de ver o traçado de Abu Dhabi e suas trocentas chicanes, percebi que reclamava de barriga cheia!

Ontem, Robert Wickens conquistou a pole-position, com o tempo de 1:39.020. O campeão Soucek, que corria em casa, completou a primeira fila.

Hoje, a corrida começou com um erro de Wickens na largada, permitindo que Soucek ganhasse a liderança. Para alegria da torcida, o espanhol se manteve em primeiro até o final da prova e o canadense abandonou na quarta volta.

Wickens ainda tem chances de terminar a temporada como vice-campeão. Está um ponto a frente de Mikhail Aleshin (que terminou em 2º) e tem oito pontos de vantagem em relação a Mirko Bortolotti (que foi 8º em Barcelona).

Destaque para Tristan Vautier: em sua primeira corrida na F2, terminou na 3ª colocação, subindo ao pódio logo na estréia.

Porém, o milagre do dia não foi de Vautier, já que, acreditem ou não, Natacha Gachnang terminou a corrida na zona de pontos!

Final:
1 - Andy Soucek - ESP - 20 voltas 33:53.492
2 - Mikhail Aleshin - RUS +4.389
3 - Tristan Vautier - FRA +7.645
4 - Julien Jousse - FRA +7.980
5 - Philipp Eng - AUS +13.329
6 - Mirko Bortolotti - ITA +13.825
7 - Natacha Gachnang - SUI +16.977
8 - Kazim Vasiliauskas - LIT +17.476

18 de outubro de 2009

Button X Hamilton

Hamilton e Button são britânicos.

Hamilton e Button foram campeões vencendo um brasileiro.

Hamilton e Button foram campeões em Interlagos.

Hamilton e Button foram campeões chegando em 5º.

Hamilton e Button foram campeões chegando logo atrás de Vettel.

Hamilton e Button foram campeões com um motor Mercedes.

Hamilton e Button foram campeões com o carro #22.

29 de setembro de 2009

Sebastien Loeb testando carro da GP2?

.
Sebastien Loeb, pentacampeão do WRC (2004/05/06/07/08) e um dos melhores pilotos de rali de todos os tempos vai realizar alguns testes com um carro da GP2!
.
O objetivo de Loeb é correr na Fórmula-1, ainda esse ano, pela Toro Rosso. Ele usaria o carro da GP2 para ir se adaptando aos monopostos, já que é proibido testar um F1 fora dos fins-de-semana de GP.
.
A equipe que terá a honra de ver Loeb em um de seus carros será a David Price Racing e os testes acontecerão em Jerez de la Frontera, na Espanha.
.
Mais informações: http://www.sebastienloeb.com/

20 de setembro de 2009

Fórmula-2: Soucek vence em Ímola

.
Andy Soucek venceu a segunda corrida da Fórmula-2 em Ímola. O espanhol, terceiro no grid de largada, saiu bem e assumiu a liderança após ultrapassar o canadense Robert Wickens. No final, ambos cruzaram a linha de chegada exatamente nessa ordem (Wickens chegou a ser ultrapassado por Mikhail Aleshin, mas recuperou sua posição pouco depois).
.

Com o título decidido, o que mais chamou a atenção foram os acidentes: logo no início, Jens Hoing acertou o carro de Aleshin, que havia feito uma ótima largada, saindo do 6º lugar e assumindo a vice-liderança pouco depois, logo atrás de Soucek.

Destaque para o vazamento de óleo no carro de Mirko Bortolotti, que deu origem a um festival de escorregões, saídas de pista e batidas envolvendo Jack Clarke Alex Brundle e Julien Jousse.

Final
1 - Andy Soucek - ESP 30:12.572
2 - Robert Wickens - CAN +2.407
3 - Milos Pavlović - SER +7.912
4 - Tobias Hegewald - ALE +16.389
5 - Carlos Iaconelli - BRA +20.163
6 - Jolyon Palmer - ING +23.510
7 - Jason Moore - ING +25.495
8 - German Sanchez - ESP +27.214

GP2 - Filippi vence em Portugal

A temporada da GP2 de 2009 acabou hoje, com vitória de Luca Filippi. O título já estava decidido desde a etapa de Monza e as duas corridas desse final-de-semana foram apenas para cumprir tabela.
.
Na largada, Vitaly Petrov ficou parado no grid e acabou atingido por Michael Herck. A bandeira vermelha foi acionada.


.
A segunda largada foi dada quase meia-hora depois, com safety-car na pista.

Porém, uma coisa inusitada aconteceu: Zuber, Valsecchi, Di Grassi, Hulkenberg, Maldonado e Kobayashi ultrapassaram com bandeira amarela. Os seis pilotos foram punidos com um drive through e caíram para o final do pelotão.

A grande vantagem das corridas em Portugal é que podemos ver as piadas acontecendo ao vivo

Quem se beneficiou com essa confusão foi Luca Filippi, que subiu da 4ª posição para a liderança da prova, onde permaneceu até a bandeirada. Sergio Pérez e Javier Villa completaram o pódio.

Final:
1 - Luca Filippi - ITA - Super Nova
2 - Sergio Pérez - MEX - Arden
3 - Javier Villa - ESP - Super Nova
4 - Dani Clos - ESP - Racing Engineering
5 - Álvaro Parente - POR - Ocean
6 - Diego Nunes - BRA - iSport

19 de setembro de 2009

GP2 - Hulkenberg vence mais uma!


De todas as etapas da GP2-2009, a única que não aconteceu em um fim-de-semana de Fórmula-1 foi a etapa de Portugal, em Algarve.

Os dirigentes estavam achando que a decisão do título seria na terrinha e não precisariam da Fórmula-1 para alavancar o interesse pela etapa portuguesa. Quebraram a cara... E ainda reclamam das piadas..

Vitaly Petrov largou na pole e manteve a primeira posião depois da largada. Hulkenberg, 3º no grid, saiu bem e assumiu a 2ª posição.

Lucas Di Grassi, também fez boa largada e ultrapassou Dani Clos, subindo da 4ª para a 3ª colocação, terminado a prova aí mesmo e conquistando mais um pódio.

Quando começou a chover, grande parte dos pilotos foi para os boxes para colocar pneus de chuva e aproveitar para fazer o reabastecimento. Assim, Hulkenberg acabou assumindo a liderança e seguiu assim até o final, conquistando sua 5ª vitória na GP2 em 2009.
Álvaro Parente, que corria em casa, vinha fazendo uma bela prova de recuperação. O português largou em 24º e ganhou 10 posições ainda na primeira volta, aproveitando-se da confusão causada por Javier Villa e Edoardo Mortara.

Mais tarde, Parente ultrapassou Pérez e se aproximava da zona de pontuação. Porém, quando o mexicano ia devolver a ultrapassagem, os dois se chocaram, e acabaram saindo da prova.

Caso conseguisse a oitava colocação, Parente marcaria um pontinho e largaria na pole na corrida de amanhã, fazendo a festa da torcida portuguesa.

Final:
1 - Nico Hulkenberg -ALE - ART
2 - Luca Filippi - ITA -Super Nova
3 - Lucas Di Grassi -BRA - Racing Engineering
4 - Vitaly Petrov - RUS - Barwa Addax
5 - Roldán Rodriguez - ESP - Piquet
6 - Michael Herck - MON - DPR
7 - Kamui Kobayashi - JAP - Dams
8 - Davide Valsecchi - ITA - Barwa Addax

Fórmula-2 - Soucek Campeão

Na primeira bateria do fim-de-semana da Formula-2 em Ímola, Andy Soucek conquistou, antecipadamente, o título da categoria.

Soucek recebeu a bandeirada em 3º lugar, na frente de seus concorrentes ao título. Na largada, ele pulou da sexta para a quarta posição. Mais tarde, ultrapassou Robert Wickens e teve a oportunidade de comemorar o título no pódio.

O piloto espanhol chegou aos 80 pontos. Seu rivais, tiveram resultados que não foram suficientes para mante-los na briga: Mikhail Aleshin terminou em 7º, e agora tem 49 pontos no campeonato. Julien Jousse foi 10º e não marcou pontos. Robert Wickens cruzou a linha de chegada em 4º e também deu adeus ao título. Nenhum deles conseguiu jogar água no chopp de Soucek.

A corrida foi vencida pelo lituano Kazim Vasiliauskas. Ele cometeu um pequeno erro na curva Tamburello, mas isso não comprometeu sua prova.

O segundo lugar ficou com Mirko Bortolotti. Soucek chegou a se aproximar, mas teria muito a perder se arriscasse alguma coisa.


Final:
1 - Kazim Vasiliauskas - LIT - 21 voltas 38:03.024
2 - Mirko Bortolotti - ITA - +7.503
3 - Andy Soucek - ESP +8.178
4 - Robert Wickens - CAN +8.999
5 - Philipp Eng - AUT +9.526
6 - Milos Pavlovic - SER +11.940
7 - Mikhail Aleshin - RUS +18.292
8 - Germán Sanchez - ESP +22.781

Classificação:
1 - Soucek - 85 pontos
2 - Wickens - 50 pontos
3 - Aleshin - 49 pontos
4 - Bortolotti - 47 pontos
5 - Jousse - 43 pontos

13 de setembro de 2009

O Incrível Hulk!


O alemão Nico Hulkenberg, da ART, conquistou o título da temporada de 2009 da GP2 na 2ª corrida em Monza.

Desde a criação da categoria, foi a primeira vez que um piloto levanta a taça antes da etapa final. Em todos os outros anos, o campeão só foi conhecido na última prova.

Hulkenberg recebeu a bandeirada em 3º lugar, mesma posição em que largou. Na largada, o alemão ultrapassou Javier Villa, que ficou parado no grid, mas foi ultrapassado por Di Grassi, que pulou de 6º para 2º.

Di Grassi conquistou seu segundo pódio seguido. Terminou a corrida na 2ª posição, completando a dobradinha brasileira com o vencedor Luiz Razia, da Coloni.
.
Razia largou em primeiro e fez uma prova tranquila. Foi sua primeira vitória na GP2.

O prêmio "Paul Tracy" vai, merecidamente, para Giedo Van der Garde. O holandês tocou em Edoardo Mortara, fazendo com que ele abandonasse. Na outra volta, Álvaro Parente tentou uma ultrapassagem e foi jogado para fora do traçado.

Vitaly Petrov, o outro candidato ao título, só chegou em 5º lugar. O russo chegou a pressionar Hulkenberg, para tentar manter suas aspirações ao título. Porém, quando contornava a curva Di Lesmo, saiu da pista e perdeu posições, dando adeus ao título.

Final:
1 - Luiz Razia - BRA - Coloni - 21 voltas 35:12.921
2 - Lucas Di Grassi - BRA - Racing Engineering +2.576
3 - Nico Hulkenberg - ALE - ART +4.955
4 - Jérôme D'Ambrosio - BEL - Dams +7.374
5 - Vitaly Petrov - RUS - Addax +7.920
6 - Giedo van der Garde - HOL - iSport +8.687
7 - Roldán Rodríguez - ESP - Piquet GP +9.133
8 - Davide Rigon - ITA - Trident +13.395
9 - Davide Valsecchi - ITA - Addax +24.809
10 - Javier Villa - ESP - Super Nova +26.254
11 - Alberto Valerio - BRA - Piquet GP +26.254
12 - Karun Chandhok - IND - Ocean +33.526
13 - Michael Herck - BEL - DPR +35.320
14 - Ricardo Teixeira - ANG - Trident +59.622
15 - Pastor Maldonado - VEN - ART+2 voltas
16 - Johnny Cecotto Jr - VEN - DPR +3 voltas
17 - Kamui Kobayashi - JAP - Dams +3 voltas

Classificação:
1 - Hulkenberg - 90 pontos
2 - Petrov - 68 pontos
3 - Di Grassi - 57 pontos
4 - Grosjean - 45 pontos
5 - Maldonado - 36 pontos
6 - Van der Garde - 33 pontos
7 - D'Ambrosio - 29 pontos
8 - Parente - 27 pontos
9 - Filippi - 24 pontos
10 - Pérez - 22 pontos

É campeão!

12 de setembro de 2009

GP2 - Van der Garde vence na chuva

Corrida com chuva é sempre legal. Em Monza, a coisa fica melhor ainda.

O aguaceiro atrasou a largada em mais de meia hora e ela só foi dada com o safety-car na pista. Mesmo assim, dois problemas ocorreram: Alberto Valerio saiu na Parabólica e, na volta seguinte, Davide Valsecchi também escapou na mesma curva.

A corrida, pra valer mesmo, só começou depois da 5ª volta, quando o carro de segurança deixou a pista.

Sergio Pérez tentou uma ultrapassagem sobre Nico Hulkenberg mas o mexicano saiu da pista e abandonou.

Pastor Maldonado também se deu mal na Parabólica e foi outro que voltou para casa mais cedo.

Lucas Di Grassi fez sua melhor corrida no ano. Largou do 15º lugar do grid e foi ganhando posições. Destaque para as ultrapassagens sobre Roldán Rodríguez e Diego Nunes. Di Grassi terminou a prova em um ótimo 3º lugar.

O português Alvaro Parente também ultrapassou Nunes e tentou fazer o mesmo sobre Di Grassi, mas foi punido pela direção de prova por cortar a chicane por 3 vezes.

Hulkenberg, líder do campeonato, andou em 3º durante algumas voltas, mas errou e perdeu 2 posições. Perto do final, perdeu mais uma, para Edoardo Mortara. Hulk terminou a corrida em 6º lugar.

Tudo indicava que a vitória seria de Vitaly Petrov e Giedo Van der Garde seria o segundo. Porém, quase no final da corrida, a pista foi secando e ambos tiveram que fazer uma troca de pneus. A equipe iSport fez um grande trabalho e devolveu Van der Garde na liderança. Liderança que ele não perdeu mais.

Johnny Cecotto Jr, que já havia saído da pista logo no começo, bateu na última volta e o safety-car voltou à pista, ficando na frente do pelotão até a bandeirada.

O brasileiro Luiz Razia cruzou a linha de chegada em 9º, mas foi beneficiado com a punição de Parente após a prova. Portanto, ganhou um ponto e vai largar na pole amanhã.

Final:
1 - Giedo van der Garde - HOL - iSport - 32 voltas1:03:18.437
2 - Vitaly Petrov - RUS - Addax +2.320
3 - Lucas Di Grassi - BRA - Racing Engineering +13.281
4 - Jérôme D'Ambrosio - BEL - Dams +14.370
5 - Edoardo Mortara - ITA - Arden +24.668
6 - Nico Hulkenberg - ALE - ART +24.967
7 - Javier Villa - ESP - SuperNova +34s058
8 - Luiz Razia - BRA - Coloni +40.584
Classificação:
1 - Hulkenberg - 86 pontos
2 - Petrov - 66 pontos
3 - Di Grassi - 52 pontos

20 pontos separam Hulkenberg e Petrov. Ainda restam 25 em disputa. O alemão pode ser campeão na corrida de amanhã.

Assisti a corrida em uma TV portuguesa. Fiquei em dúvidas se eles torciam mais para Álvaro Parente fazer uma boa prova ou para o campeonato não ser decidido em Monza, deixando a honra para Algarve.

6 de setembro de 2009

Aleshin vence e é vice-líder


Mikhail Aleshin venceu sua primeira corrida na Fórmula-2 e agora é vice-líder do campeonato com 47 pontos.

Andy Soucek conquistou um importantíssimo segundo lugar e segue isolado na ponta, com confortáveis 79 pontos.

O espanhol pressionou o russo durante boa parte da corrida. E foi pressionado por Julien Jousse, que completou o pódio. A diferença entre os três foi de pouco mais de 1 segundo.

Robert Wickens chegou em 4º e ficou ainda mais distante do título. Agora, o canadense tem 45 pontos.

Faltando 4 corridas (Ímola e Barcelona) e 40 pontos ainda em disputa, 4 pilotos tem chances de título: Soucek (79 pontos), Aleshin (47), Wickens (45) e Jousse (43). Porém, a menos que aconteça uma "Hamiltoniada", parece que a taça não escapará do espanhol, que deve apenas administrar a enorme diferença.

Final:
1 - Mikhail Aleshin -RUS 18 voltas
2 - Andy Soucek - ESP+0.479s
3 - Julien Jousse -FRA +1.061s
4 - Robert Wickens - CAN +2.914s
5 - Nicola De Marco - ITA +3.642s
6 - Tobias Hegewald - ALE +4.427s
7 - Kazim Vasiliauskas - LIT +5.381s
8 - Edoardo Piscopo - ITA +13.290s

5 de setembro de 2009

Fórmula 2 - Oschersleben


Andy Soucek venceu de ponta a ponta a 1ª corrida da GP2 em Oschersleben. Assim, o espanhol se aproxima bastante do título, pois abriu uma vantagem de 31 pontos em relação a seu adversário direto, o canadense Robert Wickens, que conquistou o 8º lugar e marcou apenas um ponto.

Lembrando que o placar de vitórias marca 4 X 2 para Andy.

Soucek pode ser campeão amanhã. Para isso precisa vencer e torcer para que seus adversários não pontuem.

Um campeonato que prometia um grande equilíbrio pode ser decidido com 4 corridas de antecedência.

Final:
1 - Andy Soucek - ESP 25 voltas
2 - Mirko Bortolotti - ITA +6.653s
3 - Kazim Vasiliauskas - LIT +11.169s
4 - Carlos Iaconelli - BRA +17.794s
5 - Mikhail Aleshin - RUS +18.747s
6 - Nicola De Marco - ITA +19.217s
7 - Jack Clarke - GBR +28.770s
8 - Robert Wickens - CAN +29.351s

A casa caiu?


Será que Flavio Briatore está encrencado?

A bomba pode estourar amanhã: durante o GP de Cingapura de 2008, o chefão da Renault teria obrigado Nelsinho Piquet a bater o carro, provocando a entrada do safety-car e jogando Fernando Alonso (que havia acabado de fazer um pit-stop) para a primeira posição.

Se isso for comprovado, Briatore pode até ser afastado da Renault. E existe a possibilidade de que ocorra uma dança de cadeiras na GP2.

Segundo o jornal "La Repubblica", Fernando Alonso poderia ter a chance de romper o contrato com a equipe francesa e correr pela Ferrari, seu antigo sonho, no lugar de Luca How bad you are. Seria o substituto do substituto do substituto...

No lugar de Alonso, entrari Lucas Di Grassi, que já não tem mais chances de título. Seria uma ótima oportunidade para o brasileiro e a Renault contaria com 2 novatos vindos da GP2 em seus carros, já que Grosjean substituiu Piquet Jr. Aliás, pode ter sido essa substituição que deu origem à confusão toda...

GP2 - Vitória de Van der Garde

Giedo Van der Garde venceu a segunda bateria da GP2 em Spa. Foi o segundo triunfo do holandês na temporada de 2009.

Na largada, Van der Garde e Roldán Rodríguez saíram bem e ultapassaram Kamui Kobayashi, que estava na pole. Pouco depois, Van der Garde deixou o espanhol para trás.

O acidente mais "bonito" da corrida envolveu Hulkenberg, Dani Clos, Luca Filippi e D'Ambrosio. Eis o vídeo:


Dani Clos foi considerado o culpado e recebeu uma punição, perdendo 10 posições no grid da próxima corrida (Monza).

Edoardo Mortara provocou outros dois acidentes. Em ambos tentando evitar uma ultrapassagem. O primeiro deles foi com Edoardo Mortara e o segundo envolveu o brasileiro Lucas Di Grassi que, assim como seu companheiro de equipe foi considerado culpado e também perderá 10 posições no grid de Monza.

Vitaly Petrov chegou em sexto e marcou um pontinho, diminuindo a diferença para o líder Hulkenberg. Mesmo assim, a diferença continua grande (83 X 56) e aposto que o alemão conquista o título em Monza.

Final:
1 - Giedo van der Garde - HOL - iSport - 18 voltas 37:54.281
2 - Roldán Rodríguez - ESP - Piquet +3.102
3 - Diego Nunes - BRA - iSport +4.998
4 - Sergio Pérez - MEX - Arden +6.292
5 - Davide Rigon - ITA - Trident +13.809
6 - Vitaly Petrov - RUS - Addax +17.459

29 de agosto de 2009

GP2 - Parente vence em SPA

O português Álvaro Parente venceu a primeira bateria do final de semana da GP2 disputada na Bélgica. Foi uma corrida histórica, por se tratar da 100º prova da história da categoria.

Foi uma corrida repleta de acidentes. O primeiro deles ocorreu antes da largada: ainda no pitlane, uma ferramenta ficou atingiu a cabeça do mecânico Vasco Rossi. Ele foi levado ao hospital e ficará em coma induzido durante três dias.

Parente largou na pole position e venceu de ponta a ponta. Na largada, Hulkenberg saiu bem e assumiu a segunda posição. Di Grassi também ganhou posições e assumiu o terceiro lugar. Os três primeiros terminaram a prova exatamente assim.

Na Eau Rouge, Alberto Valério foi tirado da pista e acabou batendo na barreira de pneus.

Karun Chandok forçou uma ultrapassagem sobre Davide Rigon e acabou causando um acidente, tirando ambos da prova.

Outro acidente: Filippi rodou e teve seu carro atingido por Davide Valsecchi.

Pensam que acabou? Stefano Coletti teve um problema mecânico em plena Eau Rouge e bateu forte. Apesar da batida feia e do início de um pequeno incêndio, as primeiras notícias divulgadas afirmam que o estado de saúde dele é bom. Confiram o vídeo:


Vitaly Petrov abandonou quando o motor do seu carro estourou. A diferença para Hulkenberg é grande (28 pontos) e o alemão pode ser campeão amanhã.

Final:
1 - Alvaro Parente - POR - Ocean - 25 voltas 54:12.997
2 - Nico Hulkenberg - ALE - ART +0.943
3 - Lucas Di Grassi - BRA - Racing Engineering +3.179
4 - Pastor Maldonado - VEN - ART +3.468
5 - Diego Nunes - BRA - iSport +4.105
6 - Roldán Rodríguez - ESP - Piquet - +4.349
7 - Giedo van der Garde - HOL - iSport +4.687
8 - Kamui Kobayashi - JAP - Dams +5.469

23 de agosto de 2009

GP2 - Hulkenberg vence a segunda prova em Valência

Começo dizendo que a corrida da GP2 nesse domingo foi BEM melhor que a corrida de Fórmula 1, disputada pouco depois. A prova apresentou batidas, rodadas, fechadas, saídas de pista e três entradas de safety-car. E tudo isso sem precisar de uma gota de chuva!

Logo no começo, Luca Filippi resolveu ultrapassar o pole Kamui Kobayashi. O italiano perdeu o controle do carro e foi parar na barreira de pneus. Quase no mesmo momento, Di Grassi atingiu Van der Garde e Andreas Zuber rodou em plena reta. Safety-car na pista.

O safety-car trazia uma fila com Kobayashi, Rodríguez e Hulkenberg. Quando a corrida recomeçou, Rodríguez tentou assumir a liderança. Ele rodou e bateu, trazendo o safety-car de volta.

Kobayashi foi para os boxes e, no meio desse verdadeiro fuzuê, Hulkenberg assumiu a ponta.

Alvaro Parente bateu de leve em outro carro e ficou parado no meio da pista. O safety-car entra pela terceira vez.

Toda essa confusão aconteceu antes da 9ª volta. Começo a achar que o pessoal se confundiu e bebeu a champagne ANTES da prova...

Depois que assumiu a liderança, Hulkenberg seguiu tranquilo e abriu uma boa vantagem para seus perseguidores. Sergio Pérez fez outra boa corrida e se manteve na segunda colocação. Vitaly Petrov ultrapassou Jérôme D'Ambrosio e Edoardo Mortara, completando o pódio.

Diego Nunes se beneficiou com o erro de Franck Perera e com uma punição de Mortara. Terminou em 5º e marcou 2 pontos.

Hulkenberg comemora

Final:
1 - Nico Hülkenberg - ALE - ART - 23 voltas 44:35.084
2 - Sergio Pérez - MEX - Arden +11.609
3 - Vitaly Petrov - RUS - Addax +13.229
4 - Jérôme D'Ambrosio - BEL - Dams +28.580
5 - Diego Nunes - BRA - iSport +29.195
6 - Karun Chandhok - IND - Ocean +31.608

22 de agosto de 2009

GP2 - Maldonado desclassificado

Pastor Maldonado, que recebeu a bandeirada em 8º, foi desclassificado. Kamui Kobayashi herdou a posição e largará na pole na corrida de amanhã.

GP2 - Petrov vence em Valência

Antes da primeira corrida em Valência, o título da GP2 era disputado por 4 pilotos: Hulkenberg, Grosjean, Petrov e Di Grassi.

Grosjean se mudou para a Renault e abandonou a luta pelo campeonato. Valeu a pena? Claro! O francês começou a temporada arrasando , mas acabou perdendo o gás. Nas últimas 4 etapas, conquistou apenas 5 pontos. Com o título da GP2 se distanciando, ele não podia deixar escapar a oportunidade de subir para uma boa equipe de Fórmula 1.

Vamos à corrida: Nico Hulkenberg, líder do campeonato, largou na pole, mas cometeu um erro logo no começo. Foi ultrapassado por Nico Hülkenberg e pelo mexicano Sergio Pérez.

Pérez ganhou 2 posições na largada. Além de Hulkenberg, Di Grassi também foi deixado para trás. Porém, o alemão não demorou para devolver a ultrapassagem. No final, Pérez recebeu a bandeirada bem atrás do segundo colocado, mas com uma boa vantagem em relação ao quarto lugar.

Hulkenberg chegou a pressionar Petrov, mas preferiu não arriscar e terminou em segundo. Continua liderando o campeonato com uma boa vantagem.

Di Grassi andou em 4º durante várias voltas, mas teve que abandonar devido à quebra de seu carro.

O campeonato saiu da Hungria com 4 candidatos ao título. Agora, tudo indica que a disputa ficará mesmo entre Hulkenberg e Petrov.

Final:
1 - Vitaly Petrov - RUS - Addax - 31 voltas 56:24.157
2 - Nico Hülkenberg - ALE - ART +0.396
3 - Sergio Pérez - MEX - Arden +16.004
4 - Alvaro Parente - POR - Ocean +22.922
5 - Roldán Rodríguez - ESP - Piquet GP +26.891
6 - Edoardo Mortara - ITA - Arden +38.444
7 - Luca Filippi - ITA - Super Nova +44.153
8 - Pastor Maldonado - VEN - ART +52.496

16 de agosto de 2009

Donington Park - Corrida 2

Julien Jousse venceu a segunda corrida em Donington. Largou na pole e não deu chance para os outros competidores, recebendo a bandeirada com 15.116s de vantagem. Nem mesmo a presença do safety car (que aproximou todos os pilotos) atrapalhou. Esse foi o primeiro triunfo do francês na categoria.

O sorriso de um vencedor

O segundo lugar ficou com um piloto que tem nome de palavra mágica: o lituano Kazim Vasiliauskas (Galvão, torça para que o cara não chegue na F1).

Mirko Bortolotti completou o pódio e Soucek acabou em quarto. A vantagem do espanhol em relação a seus adversários ainda é grande: 22 pontos de diferença em relação a Robert Wickens, que não pontuou em nenhuma das baterias em Donington.

Final:
1 - Julien Jousse - FRA 25 voltas
2 - Kazim Vasiliauskas - LIT +15.116
3 - Mirko Bortolotti - ITA +17.858
4 - Andy Soucek - ESP +18.318
5 - Sebastian Hohenthal - SUE +19.315
6 - Tobias Hegewald - ALE +19.948
7 - Mikhail Aleshin - RUS +20.383
8 - Milos Pavlovic - SER +21.440

Donington Park - Corrida 1

A Fórmula-2 voltou às pistas nesse final de semana, no circuito de Donington Park.

Antes da largada, uma homenagem a Henry Surtees, morto na corrida anterior, em Brands Hatch.

A corrida foi vencida pelo espanhol And Soucek, que estava na 3º posição do grid, mas largou bem e assumiu a ponta logo no começo.

O alemão Tobias Hegewald fez a pole, mas caiu para a terceira posição nos primeiros metros. Terminou desse jeito.

Mikhail Aleshin largou em segundo e recebeu a bandeirada em segundo. Sem sustos.

Tobias Hegewald chegou a ultrapassar Hegewald e assumir o terceiro lugar da prova durante um tempo. Mas o carro pifou quando a prova estava quase acabando.

Final:
1 - Andy Soucek - 25 voltas 35:26.366
2 - Mikhail Aleshin - RUS +9.799
3 - Tobias Hegewald - ALE +11.976
4 - Edoardo Piscopo - ITA +12.848
5 - Philipp Eng - AUS +14.056
6 - Sebastian Hohental - SUE +15.760
7 - Julien Jousse - FRA +16.289
8 - Armaan Ebrahim - IND +29.596

26 de julho de 2009

GP2 - Van Der Garde vence segunda bateria


Giedo Van Der Garde venceu a segunda prova da etapa da Hungria. O Holandês assumiu a liderança logo após a largada, quando superou o pole Luca Filippi, e seguiu na liderança até a bandeirada final. Filippi foi o segundo.

Lucas Di Grassi conquistou mais um pódio (terminou na terceira posição). Foi o segundo pódio do brasileiro no final-de-semana. Vai comendo pelas beiradas e já é 4º no campeonato.
Romain Grosjean, "colega" de Di Grassi na Renault, chegou logo atrás do brasileiro. Um belo resultado, pois havia largado em 10º.
Pastor Maldonado tocou em Davide Rigon e teve que cumprir punição. Depois, quase atingiu a barreira de pneus.

O angolano Ricardo Teixeira errou, escapou do traçado e foi passear na brita. O safety-car teve que ser acionado, já que a pista ficou cheia de pedras.


Mr. Teixeira nem imagina o que seu xará anda aprontando em terras húngaras...

Nico Hülkenberg, líder do campeonato, recebeu a bandeirada em 7º lugar, ficando fora da zona de pontuação.

Final:

1 - Giedo van der Garde - iSport - 28 voltas
2 - Luca Filippi - Super Nova +0.385
3 - Lucas Di Grassi - Racing Engineering +1.079
4 - Romain Grosjean - Addax +1.599
5 - Javier Villa - Super Nova +2.093
6 - Alvaro Parente - Ocean +3.151

25 de julho de 2009

GP2 - Hulkenberg vence mais uma

Após uma vitória dupla na Alemanha, Nico Hulkenberg emplacou, em Hungaroring, o terceiro triunfo seguido, aumentando sua vantagem como líder do campeonato.

Hulkenberg saiu da terceira fila e foi ganhando posições, até chegar ao segundo lugar. Lucas Di Grassi, que havia largado na pole e estava na liderança, acabou ultrapassado pouco depois de sair dos boxes.

O espanhol Javier Villa compeltou o pódio. Em seguida, vieram Pastor Maldonado, Davide Valsecchi, Luca Filippi, Giedo Van der Garde e Davide Rigon, que largará na pole na corrida de domingo.

Os outros 3 brasileiros (Valério, Nunes e Razia) não completaram a prova.

Final:
1 - Nico Hulkenberg -AR 42 voltas
2 - Lucas di Grassi - Racing Engineering +15s338
3 - Javier Villa - Super Nova +16s370
4 - Pastor Maldonado - ART +17s093
5 - Davide Valsecchi - Durango +17s156
6 - Luca Filippi - Super Nova +23s102
7 - Giedo Van der Garde - iSport +31s965
8 - Davide Rigon - Trident +32s556

24 de julho de 2009

GP2 - Pole de Di Grassi

O brasileiro Lucas Di Grassi conquistou a pole para a 1ª corrida da etapa húngara da GP2.

Nico Hülkenberg, líder do campeonato, sai apenas na 3ª fila.

O que mais chamou a atenção no treino foi o incidente entre Romain Grosjean e Franck Perera. Confiram o vídeo:

Grosjean foi punido, certo? Errado! Puniram o Perera, que não corre no sábado.

Os dois ficaram com tempos acima dos 107%. Então, Grosjean também não corre, certo? Errado!

Grosjean é piloto de Flavio Briatore, que manda na GP2, certo? É... Aí está certo mesmo...

Marketing Viral

Vejam o vídeo abaixo e reparem na incrível semelhança entre o tal de Pedrinho (adulto) e o piloto francês da GP2 Romain Grosjean.

Pra quem não sabe, Grosjean é o mais cotado para assumir o lugar de Piquet Jr na Renault...

19 de julho de 2009

RIP

Infelizmente, o piloto brasileiro Carlos Iaconelli confirmou, no twitter, a morte de Henry Surtees.

http://twitter.com/carlosiaconelli


Fórmula 2 - Brands Hatch (2)


Se os espanhóis estão apanhando de Valentino Rossi na Moto GP e não estão nem vendo a cor do pódio na Fórmula-1, resta o consolo da F2. A segunda corrida em Brands Hatch foi vencida por Andy Soucek.

Como diria o narrador da Sessão da Tarde, a prova teve "altas confusões": chuva, toques, rodadas, batidas etc.

Infelizmente, tivemos um acidente grave: uma das rodas do carro de Jack Clarke se soltou e acabou atingindo a cabeça de Henry Surtees, que foi parar na barreira de pneus. Ele foi levado ao hospital e, até o momento, ninguém sabe o seu estado de saúde.

Final:
1 - Soucek - 15 voltas
2 - Wickens +1.251
3 - Aleshin +4.763
4 - Eng +6.858
5 - Bortolotti +7.287
6 - Hegewald +7.676
7 - Piscopo +8.443
8 - Moore +9.821

Fórmula 2 - Brands Hatch (1)

A primeira corrida disputada em Brands Hatch terminou com vitória fácil do austríaco Philipp Eng. Andy Soucek foi o segundo colocado e Henry Surtees terminou em terceiro, herdando a posição do lituano Kazim Vaziliauskas, que errou no finalzinho da prova.

Final:
1 - Philipp Eng - 28 voltas: 39:01.642
2 - Andy Soucek +0.494
3 - Henry Surtees +1.694
4 - Robert Wickens +3.000
5 - Kazim Vasiliauskas +3.271
6 - Carlos Iaconelli +7.398
7 - Milos Pavlović +7.942
8 - Edoardo Piscopo +8.416

GP2 - Alemanha

Não tive tempo para postar sobre as 2 baterias da GP2, que aconteceram na semana passada.

Só para constar, o alemão Nico Hulkenberg venceu as 2 provas e é líder da GP2. Confiram a classsificação:

1 - Hulkenberg - ART - 46 pontos
2 - Grosjean - Barwa Addax - 42pontos
3 - Petrov - Barwa Addax - 41 pontos
4 - Maldonado - ART - 26 pontos
5 - Di Grassi - Racing Engineerng - 26 pontos
6 - Zuber - FMS - 20 pontos
7 - D'Ambrosio - Dams - 18 pontos
8 - Valério - Piquet - 16 pontos
9 - Filippi - Super Nova - 13 pontos
10 - Villa - Super Nova - 12 pontos

23 de junho de 2009

Fórmula 2: Soucek vence na República Tcheca

Andy Soucek venceu a segunda prova da Fórmula 2 em Brno.

Atenção para o acidente que envolveu sete pilotos: Alex Brundle, Henri Karjalainen, German Sanchez, Pietro Gandolfi, Carlos Iaconelli, Jens Hoing e Robert Wickens.
Final:
1 - Andy Soucek - 14 laps
2 - Julien Jousse +2.165s
3 - Nicola De Marco +7.075s
4 - Edoardo Piscopo +10.044s
5 - Milos Pavlovic +11.498s
6 - Armann Ebrahim +14.426s
7 - Tobias Hegewald +18.198s
8 - Kazim Vasiliauskas, +18.864s

GP2 - Silverstone

Dobradinha brasileira na primeira corrida. Vitória de Maldonado na segunda.

A primeira corrida em Silverstone terminou com dobradinha brasileira: Alberto Valerio venceu, seguido por Lucas Di Grassi. Romain Grosjean, que largou na pole, chegou a abrir uma certa vantagem no início, mas acabou perdendo rendimento e sendo ultrapassado pelos brasileiros.

Final - Prova 1:


1 - Alberto Valerio - Piquet Sports 55:32.255
2 - Lucas Di Grassi - Racing Engineering +1.238
3 - Nico Hülkenberg - ART +5.289
4 - Sergio Perez - Arden +5.550
5 - Romain Grosjean - Addax +14.409
6 - Karun Chandhok - Ocean +16.392
7 - Pastor Maldonado - ART +22.184
8 - Andreas Zuber - FMS +26.889





A segunda corrida da GP2 foi vencida pelo venezuelano Pastor Maldonado, que assumiu a liderança na largada e se manteve lá até o final.

A corrida foi tão chata que terminou com safety-car na pista, depois de uma bela rodada de Dani Clos.

Final - Prova 2:

1 - Pastor Maldonado - ART 35:27.955
2 - Andreas Zuber - FMS +0.618
3 - Karun Chandhok - Ocean +3.417
4 - Romain Grosjean - Addax +3.447
5 - Nico Hülkenberg - ART +3.856
6 - Sergio Perez - Arden +3.936

20 de junho de 2009

Fórmula-2: Bortolotti vence na República Tcheca

O italiano Mirko Bortolotti venceu a prova 1 da Fórmula-2 em Brno, na República Tcheca.

Bortolotti, embora não tenha feito o melhor tempo nos treinos, largou em primeiro, pois o carro do pole Nicola de Marco teve problemas antes da prova e saiu dos boxes.

Robert Wickens, que havia vencido as 2 primeiras etapas, se envolveu em um acidente com Henry Surtees e Jack Clarke, perdendo muitas posições e terminado em nono, fora da zona de pontuação.

Carlos Iaconelli também se envolveu em um acidente (com Tobias Hegewald) e não completou a prova.
Acreditem se quiser: automobilismo na República Tcheca! E com um russo no pódio e um indiano na zona de pontuação.

Final:
1 - Mirko Bortolotti - ITA - 42:32.103
2 - Mikhail Aleshin - RUS +4.675
3 - Philipp Eng - AUS +12.330
4 - Henri Karjalainen - FIN +12.613
5 - Julien Jousse - FRA +17.391
6 - Armaan Ebrahim - IND +26.071
7 - Edoardo Piscopo - ITA +26.355
8 - Tom Gladdis - ING +34.055
9 - Robert Wickens - CAN +35.109
10 - Jolyon Palmer - ING +39.883
11 - Alex Brundle - ING +40.332
12 - Nicola de Marco - ITA +41.372
13 - Jason Moore - ING +43.459
14 - Natacha Gachnang - SUI +49.167
15 - Tobias Hegewald - ALE +58.522
16 - German Sanchez - ESP +1 volta
17 - Andy Soucek - ESP +1 volta