Muitos apontam 1988 como o melhor ano da Fórmula-3000. E talvez tenha sido mesmo. Teve tudo o que um bom campeonato deveria ter: pistas legais, disputas, acidentes, pilotos talentosos, pilotos esforçados e pilotos sem talento algum.
A temporada contou com 11 corridas, 24 equipes, 69 pilotos (!), 5 fabricantes de chassi (March, Reynard, Lola, Dallara e Ralt) e 2 fabricantes de motores (Ford e Judd).
A Reynard chegou com o objetivo de interromper o domínio da March. Adrian Reynard investu pesado e a equipe desenvolveu um carro que parecia ser o favorito, antes mesmo de estrear.
O favoritismo da Reynard se confirmou logo na primeira corrida, em Jerez. A vitória ficou com Johnny Herbert, que pilotava para a Jordan Racing. Herbert e Eddie Jordan já haviam vencido a Fórmula-3 Britânica em 1987 e parecia que a parceria daria certo também na F-3000.
A segunda etapa aconteceu em Vallelunga, na Itália. A Lola deu o troco e a vitória ficou com Gregor Foitek, seguido por Bertrand Gachot e Olivier Grouillard. Herbert foi bem e chegou a pressionar Foitek, mas acabou perdendo o controle do carro e batendo, sofrendo um traumatismo craniano. Roberto Moreno terminou em 4º lugar.
A terceira prova ocorreu no circuito de Pau. Os 2 protagonistas da corrida anterior não alinharam no grid: Foitek teve problemas com o carro e Herbert ainda se recuperava de seu acidente. O caminho ficou livre para Moreno, que largou na pole e venceu com autoridade. Jean Alesi foi o 2º e Pierluigi Martini o 3º.
Em Silverstone, Moreno largou em 2º, ultrapassou o pole (Gachot), assumiu a liderança e venceu sua segunda corrida no ano. Foi o 2º e último pódio de Gachot na temporada. Para quem não está ligando o nome à pessoa, Bertrand Gachot é aquele cara que se envolveu em uma briga de trânsito em 1990, quando já estava na Fórmula-1. No ano seguinte, ele acabou preso e precisavam de alguém para subistitui-lo. Resolveram dar uma oportunidade a um certo Michael Schumacher. O resto é história...
A Fórmula-3000 chegou a Monza para a quinta etapa do campeonato. Fabien Giroix quebrou as 2 pernas ao bater no guard-rail. Moreno venceu mais uma. Pela primeira vez na história da F3000 um piloto conseguiu ganhar 3 corridas seguidas.
Em Silverstone, Moreno largou em 2º, ultrapassou o pole (Gachot), assumiu a liderança e venceu sua segunda corrida no ano. Foi o 2º e último pódio de Gachot na temporada. Para quem não está ligando o nome à pessoa, Bertrand Gachot é aquele cara que se envolveu em uma briga de trânsito em 1990, quando já estava na Fórmula-1. No ano seguinte, ele acabou preso e precisavam de alguém para subistitui-lo. Resolveram dar uma oportunidade a um certo Michael Schumacher. O resto é história...
A Fórmula-3000 chegou a Monza para a quinta etapa do campeonato. Fabien Giroix quebrou as 2 pernas ao bater no guard-rail. Moreno venceu mais uma. Pela primeira vez na história da F3000 um piloto conseguiu ganhar 3 corridas seguidas.
A prova seguinte também foi disputada na Itália, em Enna. E Pierluigi Martini, um italiano, venceu. Roberto Moreno foi tirado da pista por Gregor Foitek (guarde bem esse nome).
Brands Hatch era a próxima parada. A primeira fila tinha dois carros da Jordan, com Herbert na pole. Parecia que seria um fim-de-semana feliz para o britânico. Parecia...
Moreno foi colocado pra fora da pista outra vez. E novamente por Foitek. A corrida foi interrompida. Foi a terceira corrida consecutiva com badeira vermelha. O brasileiro nao voltaria para a segunda largada.
A segunda parte da corrida teve um acidente espeacular. Talvez o mais famoso da história da categoria.
Herbert foi tocado por... Foitek! Como vocês podem ver, o piloto suiço estava inspirado. Johnny rodou e bateu forte. O problema é que os 2 carros ficaram na pista e aí foi um verdadeiro deus-nos-acuda. Vários bólidos bateram e Foitek capotou várias vezes. Herbert quebrou os 2 pés, Foitek machucou a mão e Grouillard quebrou o tornozelo.
Foi feita um terceira largada com os poucos "sobreviventes" e Martin Donnelly ganhou, logo em sua estreia na Fórmula-3000.
Em Birmingham, outra corrida com acidente. David Hunt bateu e capotou. Foi acionada bandeira-vermelha pela quarta corrida consecutiva. A segunda largada foi dada, mas a prova foi interrompida novamente quando um dos carros ficou parado na pista e criou um engarrafamento.
Reparem que esqueceram de tirar o cara do carro antes de levanta-lo. Coisas da Fórmula-3000...
Depois, foi dada a terceira largada. Moreno venceu sem problemas, já que, coincidência ou não, Gregor Foitek não participou da corrida.
Brands Hatch era a próxima parada. A primeira fila tinha dois carros da Jordan, com Herbert na pole. Parecia que seria um fim-de-semana feliz para o britânico. Parecia...
Moreno foi colocado pra fora da pista outra vez. E novamente por Foitek. A corrida foi interrompida. Foi a terceira corrida consecutiva com badeira vermelha. O brasileiro nao voltaria para a segunda largada.
A segunda parte da corrida teve um acidente espeacular. Talvez o mais famoso da história da categoria.
Herbert foi tocado por... Foitek! Como vocês podem ver, o piloto suiço estava inspirado. Johnny rodou e bateu forte. O problema é que os 2 carros ficaram na pista e aí foi um verdadeiro deus-nos-acuda. Vários bólidos bateram e Foitek capotou várias vezes. Herbert quebrou os 2 pés, Foitek machucou a mão e Grouillard quebrou o tornozelo.
Foi feita um terceira largada com os poucos "sobreviventes" e Martin Donnelly ganhou, logo em sua estreia na Fórmula-3000.
Em Birmingham, outra corrida com acidente. David Hunt bateu e capotou. Foi acionada bandeira-vermelha pela quarta corrida consecutiva. A segunda largada foi dada, mas a prova foi interrompida novamente quando um dos carros ficou parado na pista e criou um engarrafamento.
Reparem que esqueceram de tirar o cara do carro antes de levanta-lo. Coisas da Fórmula-3000...
Depois, foi dada a terceira largada. Moreno venceu sem problemas, já que, coincidência ou não, Gregor Foitek não participou da corrida.
Em Le Mans, Olivier Grouillard fez a pole e venceu, em seu retorno após uma corrida de molho. Roberto Moreno chegou em 5º e conquistou o campeonato por antecipação. Foi o primeiro dos 4 títulos brasileiros na Fórmula-3000.
Em Zolder, o título já estava decidido e os pilotos queriam apenas mostrar serviço para, quem sabe, garantir uma vaguinha na Fórmula-1. Olivier Grouillard venceu mais uma.
Essa corrida marcou a estreia de Damon Hill, que largou em 18º e abandonou. Hill já não era nenhum garoto e se alguém disesse que ele seria campeão mundial alguns anos depois, seria internado em sala alcochoada.
A última corrida foi disputada em Dijon, na França. Martin Donnelly venceu e terminou o ano com um ótimo aproveitamento: 5 corridas, duas vitórias e dois 2º lugares.
Classificação:
1 - Roberto Moreno - 43 pontos
2 - Olivier Grouillard - 34 pontos
3 - Martin Donnelly - 30 pontos
4 - Pierluigi Martini - 23 pontos
5 - Bertrand Gachot - 21 pontos
6 - Mark Blundell - 18 pontos
7 - Gregor Foitek - 15 pontos
8 - Johnny Herbert - 13 pontos
9 - Éric Bernard - 13 pontos
10 - Jean Alesi - 11 pontos
Curiosidades:
* O campeonato contou com 2 irmãos de gente famosa: Cathy Muller (irmã de Yvam Muller) e David Hunt (mano do James Hunt).
* Johnny Dumfries era o conde John Colum Crichton-Stuart e chegou a ser companheiro de Senna na Lotus. Seus resultados na Fórmula-1 e na Fórmula-3000 nunca foram tão nobres mas, nesse mesmo ano, Dumfries ganhou as 24 Horas de Le Mans.
* Bertrand Gachot corria como belga. E foi assim até 1991, quando passou a competir como francês. Gachot, porém, não era nem uma coisa nem outra, pois nasceu em Luxemburgo.
* Antes de Moreno vencer em Monza, nenhum piloto havia vencido 3 provas em sequência.
* Pierre-Henri Raphanael ameaçou se suicidar, em razão das dívidas que contraiu ao longo do ano.
* Após seu segundo acidente, Herbert ficou de fora do restante do campeonato. No ano seguinte, foi contratado pela Benetton para disputar o mundial de Fórmula-1. Surpreendentemente, foi quarto colocado logo na primeira corrida!
* Dos 69 pilotos que disputaram o campeonato, 24 correram na Fórmula-1. Desses, 3 venceram corridas (Johnny Herbert, Jean Alesi e Damon Hill) e 1 foi campeão mundial (Hill).
Não sei dizer se esse é o melhor campeonato da história da categoria, Sidney. Teria tudo para ser, mas o excesso de acidentes simplesmente ofuscou o brilho daquele ano.
ResponderExcluirLembro de mais alguns detalhes:
- Naquele ano, a FISA baniu um piloto da categoria unicamente por ele não conseguir enxergar em 3D, sofrendo de stereoblindness: o sueco Thomas Danielsson. Falo dele nesse link http://bandverde.wordpress.com/2010/07/07/clique-thomas-danielsson-hockenheim-1989/.
- Além de Herbert, Foitek e Giroix, outro piloto teve sua carreira seriamente afetada: o francês Michel Trollé. O cara era muito promissor, mas sofreu um violentíssimo acidente em Brands Hatch, quase morreu e teve de desistir do sonho da Fórmula 1. Acabou migrando para os protótipos.
- 88 foi o ano que teve mais inscritos em um grid da categoria. Se a memória não falha, teve corrida em que houve até 44 carros.
Além do sem-número de pilotos que acabaram indo para a F1, a F3000 daquele ano teve inúmeros pilotos experientes que não chegaram a lugar nenhum (Steven Andskar, Alfonso Garcia de Vinuesa, Alessandro Santin, Gary Evans) e ilustres desconhecidos (Enrico Debenedetti, Domenico Gitto, Eric Bellefroid, Daniel Campeau, Nino Famà) e por aí vai. Foi um ano sensacional.
A briga entre equipamentos também foi clássica. O Reynard era visivelmente melhor, mas a Lola melhorou sensivelmente até o final do campeonato. O March já estava bastante defasado.
E o título de Moreno dispensa comentários. Maior exemplo de superação na história do automobilismo.
Foi um campeonato legal, do qual me lembo até hoje.
ResponderExcluirA Fórmula3000 dos anos 80 era BEM melhor que a dos anos 90, que por sua vez era infinitamete melhor que a dos ano 00
É legal ver textos em portugues sobra a F 3000
ResponderExcluirvaleu cara
Foi um grande ano, principalmente pela vitória do Roberto Moreno, e por uma equipe não tão forte na categoria (Bromley Motorsport)
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