A Fórmula-3000 passou por turbulências entre o final de 1992 e o início de 1993. Muitos afirmavam que a categoria havia se tornado tao cara e elitista que não se sabia se o grid teria um número suficiente de carros. Pra piorar, a Lola iria abandonar o barco, devido ao fraco desempenho em 1992.
Porém, o campeonato acabou saindo e nada menos que 30 carros alinharam para disputa a etapa de Donington Park, no dia 3 de Maio. Essa prova foi vencida pelo monegasco Olivier Beretta da Forti Corse, mas este acabou sendo apenas coadjuvante durante o resto do campeonato. As 2 estrelas principais: Pedro Lamy (Crypton) e Olivier Panis (DAMS) chegaram respectivamente em segundo e terceiro.
A prova seguinte também foi disputada no Reino Unido, mas no circuito de Silverstone. O brasileiro Gil de Ferran venceu, seguido por David Coulthard e Michael Bartels. A corrida foi um prenúncio do que aconteceria no restante do campeonato: De Ferran bateria seu companheiro de equipe, Paul Stewart, que era ninguém menos que o dono da equipe!
O circuito de Pau, na Fraça, receberia a 3ª etapa. Pedro Lamy venceu e assumiu a lideraça do campeonato, com 15 pontos. Beretta foi o 4º colocado e chegou a 12 pontos, empatado com Coulthard (2º na corrida). Paul Stewart completou o pódio.
A 4ª prova só aconteceria mais de um mês e meio depois, no dia 17 de Julho, em Pergusa-Enna (Itália). David Coulthard venceu e passou a ser o novo líder do campeonato. E o que é melhor nenhum de seus rivais pontuou. Lamy era o primeiro até 2 voltas do final, mas saiu da pista e permitu que o escocês de queixo quadrado o ultrapassasse. O português consegiu voltar e recuperou a liderança, mas depois saiu da pista novamente!
O circuito de Hockenheim assistiu a primeira vitória do até então inexpressivo Olivier Panis. Pedro Lamy foi o segundo e Coulthard abandonou. Vincenzo Sospiri conseguiu seu segundo pódio consecutivo, graças a um novo motor e a um controle de tração, com o qual correu em ambas as etapas. Para sua infelicidade, o dispositivo foi banido logo na corrida seguinte e seu desempeho voltou ao "normal".
Em Nürburgring, Panis largou na pole e conquistou sua segunda vitória com tranquilidade. Porém, Lamy foi o piloto que mais chamou a atenção: rodou logo no início da prova, caiu de 3º para 9º, jogou Paul Stewart para fora da pista, saiu ultrapassando todo mundo que via pela frente, fez a volta mas rápida da prova, alcançou a segunda colocação e... rodou outra vez! Mesmo assim, terminou em 4º.
Em Spa, Panis largou novamente na pole e manteve a liderança pelas primeras voltas. Lamy começou a pressiona-lo, perdeu o controle do carro, rodou (pra variar) e saiu da pista. Quando voltou, encontrou o Nordic de Alessandro Zampedri. Depois da corrida, troca de acusações: Zampedri (e a FISA) não gostaram nada da manobra do porutguês, que em contrartida acusava Panis de ter antecipado uma freada. O piloto da DAMS ganhou pela terceira vez consecutiva. De Ferran e Coulthard o acompanharam no pódio Lamy, apesar dos pesares, ainda terminou em 4º.
A penúltima prova seria disputada em Magny-Cours. E o que se viu foi um domínio dos donos da casa: Emmanuel Collard fez a pole e Franck Lagorce venceu fazendo dobradinha com Jean-Christophe Boullion. Porém, o francês que disputava o título, Panis, teve problemas com a porca de uma roda e não marcou pontos. O 3º lugar de Lamy o manteve na briga pelo campeonato.
A última etapa da temporada de 1993 também seria disputada na França, no circuito de Nogaro. Panis era o líder do campeonato, com 32 pontos e 3 vitórias. Lamy (31) e Coulthard (25) ainda podiam estragar a festa francesa. E isso quase aconteceu, quando Panis foi jogado pra fora da pista por Vincenzo Sospiri e foi obrigado a abandonar a prova.
Depois do acidente, o tempo fechou! Panis foi até os boxes e partiu pra cima de Sospiri. A turma-do-deixa-disso tentou apartar, mas o francês estava furioso. E não era pra menos: Coulthard enfrentava problemas mecânicos e estava longe do título, mas Lamy ainda poderia ser campeão. Então, para a felicidade de Panis (e de Sospiri também), Jean-Paul Driot (o chefe da DAMS) trouxe a boa notíca: Lamy entrou nos boxes, com uma suspensão quebrada! Panis podia comemorar!
Classificação final:
1 - Olivier Panis - França - DAMS- 32 pontos, 3 vitórias
2 - Pedro Lamy - Portugal - Crypton - 31 pontos, 1 vitória
3 - David Coulthard - Reino Unido - Pacific - 25 pontos, 1 vitória
4 - Franck Lagorce - França - DAMS- 21 pontos, 2 vitórias
5 - Gil de Ferran - Brasil - Paul Stewart - 21 pontos, 1 vitória
6 - Olivier Beretta - França - Forti Corse - 20 pontos, 1 vitória
Curiosidades:
* De todos, Coulthard foi o que teve mais sucesso na carreira. Na Fórmula-1, correu na Williams, na McLaren e na Red Bull, conseguindo 13 vitórias.
* Panis foi protagonista de uma das maiores zebras da história da Fórmula-1, quando venceu o GP de Mônaco de 1996, pilotando uma Ligier. Correu tamém pela Prost e pela BAR.
* Pedro Lamy fez 32 corridas entre 1993 e 1996, pilotando por Lotus e Minardi.
* De Ferran nunca correu na Fórmula-1, mas fez sucesso nos EUA, sagrando-se bicampeão da CART (2000 e 2001) e vencendo as 500 Milhas de Indianápolis d 2003.
* Foi o segundo título da equipe DAMS, o primeiro tim bicampeão da Fórmula-3000.
* Olivier Panis foi campeão com 32 pontos. O pior desempenho entre os campeões da categoria.
* A diferença entre Panis e Lamy foi uma das mais apertadas da história: apenas um ponto. Diferença menor só se viu em 1989, quando Alesi e Comas terminaram com a mesma pontuação.
Que texto saudosista e maravilhoso
ResponderExcluirFez me recordar desta temporada que acompanhava pelas revistas .
Até hoje procuro os reviews as corridas via torrent e nada .
Com a sua licença pediria pra publicar esta matéria no fórum downforce.com.br
[]´s
Temporadaça. A categoria passava por maus bocados em termos financeiros e políticos, mas compensava tudo na pista. A FIA estava morrendo de vontade de matar a categoria, tanto que em julho daquele ano, anunciou um ridículo calendário de apenas seis corridas para 1994! Os chefes de equipe reclamaram e restou à federação colocar mais duas etapas no calendário da categoria.
ResponderExcluirPoucas equipes tinham dinheiro para fazer a temporada completa, como eram os casos da Forti, da Crypton, da Pacific, da Apomatox e da DAMS. A Crypton, por sinal, era o carro mais coberto de decalques do grid, sendo patrocinado até pela Nintendo! No outro extremo do grid, tínhamos a Il Barone Rampante decaindo devido a um desinteresse da família Cipriani e equipes de aluguel como Apache, European Technique, AC&S e East Essex.
Pedro Lamy foi o piloto mais rápido daquele ano, mas também demonstrou bastante imaturidade e falta de bom senso. O acidente de Spa, no qual soltou cobras e lagartos sobre Panis e Zampedri, foi bem criticado pela mídia. No fim, ganhou o calmo e experiente Olivier Panis.
Por fim, destaco a participação de Constantino Junior, o dono da Gol. Com uma boa grana da concessionária lusa C. Santos, começou o ano na bem-estruturada PTM, mas a equipe desistiu da F3000e restou a ele ir para a European Technique.
Recomendo uma olhada no vídeo de um acidente daquela temporada: http://bandverde.wordpress.com/2010/06/16/cineverde-bagunca-na-formula-3000-em-hockenheim/
E continue falando sobre a F3000. Recomendo também falar sobre as primeiras temporadas, as melhores. E, por que não, sobre alguns pilotos que competiram por lá e não conseguiram subir para a F1.
Roberto
ResponderExcluirFique a vontade para reproduzir o texto.
Verde
Valeu pelas curiosidades
Muito bom o texto!
ResponderExcluirValeu
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirMuito legal esse texto!
ResponderExcluirMoreno sempre foi um de meus pilotos favoritos
Barrichello sempre foi uma turtle mesmo hein?
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