A FIA divulgou a numeração dos pilotos
já inscritos para a temporada de 2014 da F1. Apenas os dois pilotos da Caterham e o segundo piloto da Marussia ficaram de fora da lista, pois ainda não foram confirmados.
Os números dos pilotos já definidos são:
1 - Sebastian Vettel - O alemão é o único piloto que poderia utilizar esse número, desde 1975 reservado ao campeão mundial do ano anterior. É o maior vencedor de títulos (12 vezes) e de corridas (181 vezes).
3 - Daniel Ricciardo - O piloto da Red Bull não deu explicações para a escolha. Apesar de ser um número muito utilizado por pilotos e equipes de ponta, fez apenas dois campeões mundiais: Jacques Villeneuve em 1997 e Michael Schumacher em 2000.
5 - Sebastian Vettel - Ele optou por usar o
#1 que lhe é de direito mas, caso não conquiste o penta, passará a utilizar o #5, com o qual foi campeão em 2010. O número é o segundo maior vencedor de títulos e corridas.
6 - Nico Rosberg - O piloto da Mercedes o usará por já ter trazido sorte ao seu pai, campeão mundial com ele em 1982.
7 - Kimi Raikkonen - O finlandês não quis saber de frescura: "Não há nenhuma história em particular ligada a ele. É o número que eu já tinha no ano passado e não vi razão para mudá-lo. Eu gosto, o que é bom o suficiente, não é?", disse ao site da Ferrari.
8 - Romain Grosjean - Ele decidiu manter o número com o qual fez uma bela temporada em 2013.
11 - Sergio Perez - É o número que ele carregava no kart e em sua primeira temporada na GP2.
13 - Pastor Maldonado - O venezuelano foi corajoso e trouxe o 13 de volta à F1. O número só apareceu na categoria em três
oportunidades: Mauritz von Strachwitz (GP da Alemanha de
1953), Moises Solana (GP do México de 1963) e Divina Galica (GP da
Grã-Bretanha de 1976). Para mais detalhes, vejam aqui.
14 - Fernando Alonso - Segundo o espanhol, o número já lhe trouxe sorte, pois em 14 de julho de 1996, com a idade de 14 anos, venceu o campeonato mundial junior de kart com o número 14.
17 - Jules Bianchi - Ele tentou o #7, o #17 e o #77. Como nenhum deles estava disponível, ficou com o #17.
19 - Felipe Massa - A escolha tem relação com a época em que corria no kart.
20 - Kevin Magnussen - Foi o número utilizado por ele na World Series do ano passado, quando se sagrou campeão.
22 - Jenson Button – Apesar de ser um número normalmente usado pelas equipes de fundo de pelotão, fez um bicampeonato mundial recentemente, com Lewis Hamilton em 2008 e o próprio Jenson em 2009.
25 - Jean-Eric Vergne
26 - Daniil Kvyat - Como Vergne escolheu o #25, a Toro Rosso será a única equipe com números consecutivos em 2014
27 - Nico Hulkenberg – É uma referência a Gilles Villeneuve. Porém, embora o canadense tenha ficado marcado com esse número, só o utilizou em
vinte corridas, entre 1981 e 1982. O mais utilizado por ele foi o
12, estampado em seu carro 31 vezes entre 1978 e 1979.
44 - Lewis Hamilton - Lembrança do número que utilizou em competições de kart.
77 - Valtteri Bottas – A razão é simples, pois poderá grafar seu nome como "Bo77as" (de todos os motivos, achei esse o melhor).
99 - Adrian Sutil – É o número mais alto disponível. Na F1, só foi utilizado nas 500 Milhas de Indianápolis, quando a prova fazia parte do campeonato mundial.
Outras curiosidades:
- Até a temporada de 1973 , os números eram designados pelos organizadores da corrida, sem um critério. A partir
do GP da Bélgica daquele ano, determinaram uma numeração fixa que valeria
até o final do campeonato. O número "1" foi destinado ao campeão mundial
do ano anterior (Emerson Fittipaldi) e o "2" ficou com seu companheiro
de equipe (Ronnie Peterson). Em seguida vinham os outros times, sempre
recebendo dois números consecutivos. Quando inscreviam um terceiro
carro, ele recebia o menor número ainda não usado. Porém, a numeração
pulava o "13". Em 1974, a ordem passou a ser feita de acordo com a classificação do
campeonato de construtores do ano anterior.
- O
maior número utilizado na Formula-1 foi o 208, por
Lella Lombardi no GP da Grã-Bretanha de 1974. A razão era a frequência da Rádio Luxemburgo, que patrocinava seu Brabham. Porém, ela não se classificou para a corrida.
- O número mais alto a participar efetivamente de um GP foi o 136 de Rudolf Krause no GP da Alemanha de 1952.
- Naquela prova, todos os pilotos correram com números acima de 100. O mais baixo foi
justamente o do vencedor da corrida, Alberto Ascari, que usou o 101.
- O número mais baixo que nunca foi utilizado na F1 é o 132.
- Após a adoção da numeração fixa, os números mais baixos que jamais venceram um título foram o 0 e o 7.
- Os números mais baixos que nunca venceram uma corrida foram o 13 e o 29.
- O número 0 foi utilizado por apenas dois pilotos: Jody Scheckter nos GPs do Canadá e dos Estados Unidos de 1973 e Damon Hill nas temporadas de 1993 e 1994 (o campeão do ano anterior deixou a F1 e o #1 não foi repassado).
- O #10 não tem nas pistas o mesmo sucesso do futebol, pois jamais fez um campeão do mundo e ganhou apenas 15 corridas.
- O #24 não é muito bem visto aqui no Brasil, mas a sua má fama é injusta quando se trata de F1. Foi com ele que Emerson Fittipaldi venceu sua primeira corrida (o GP dos Estados Unidos de 1970) . Em 1992, seu sobrinho Christian foi correr na Minardi, que
detinha os números 23 e 24. Ele solicitou a equipe que
inscrevesse o primeiro piloto (Gianni Morbidelli) com o número mais alto.
- O #33 foi o mais alto utilizado em uma vitória brasileira (com Emerson Fittipaldi no GP da Bélgica de 1972).
Fontes:
- http://www.statsf1.com/pt/statistiques/numero.aspx
- http://www.gptotal.com.br/2005/especiais/numeros/02.asp
- http://www.channelnewsasia.com/news/sport/motor-racing-numbers-up/950650.html
11 de janeiro de 2014
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Um comentário:
Que interessante. Creio que assim teremos uma melhor identificação piloto x número e também fica mais fácil decorar o número do piloto porque vai ser sempre o mesmo (exceto do campeão do ano anterior). Na Copa Sprint (principal categoria NASCAR,Estados Unidos)os pilotos usam sempre o mesmo número, se não mudar de equipe. Exemplo é Jeff Gordon que usa o número 24 desde o começo de sua carreira na categoria principal. O número 3 não é usado porque seu usuário era o grande Dale Earnhardt que morreu em 2001. Richard Petty ficou consagrado usando o número 43 e por isso quando se aposentou, somente piloto contratado por ele pode usar este número.
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