7 de novembro de 2009

Fórmula 2 - As pistas em 2010

A FIA divulgou o calendário da Fórmula 2 em 2010. Vejamos:

18/4 - Silverstone (GBR)
2/5 - Marrakech (MAR)
30/5 - Monza (ITA)
20/6 - Zolder (BEL)
4/7 - Algarve (POR)
18/7 - Brands Hatch (GBR)
1/8 - Brno (TCH)
5/9 - Oschersleben (ALE)
19/9 - Valência (ESP)

As etapas de Silverstone e Brands Hatch ainda não foram confirmadas, mas a FIA quer 11 provas no ano que vem (2 a mais em comparação a este ano). Então, caso saiam do calendário, possivelmente serão substituidas.

Em relação a temporada de 2009, saem Spa-Francorchamps, Donington Park, Ímola e Barcelona.

Não é preciso dizer que a maior perda é Spa-Francorchamps. Porém a etapa belga continua e será disputada em Zolder, uma pista que eu gosto bastante. O circuito deve estar em boas condições, pois a GP1 (ou qualquer que seja o nome daquele campeonato pirata que a Ferrari ameaçou criar) queria correr lá.

Donington Park sai, dando lugar para Silverstone. Viva!

Outra que ficou de fora foi Imola. Convenhamos que, após 1994, o circuito foi reformado e ficou uma chatice. Em seu lugar entra um dos templos do automobilismo: Monza! Troca muitíssimo bem-vinda!

Barcelona também perdeu seu lugar e a Espanha vai ficar com apenas uma pista no calendário: Valência, que vai encerrar a temporada.

Brno e Oschersleben continuam. Este ano, ambas propiciaram boas corridas.

Portugal ganha uma etapa, com Algarve. A GP2 teve uma etapa por lá nesse ano. É um circuito muito bom, que merecia estar até na Fórmula 1.

Marrakech estreia na categoria com um circuito de rua. Nunca vi nenhuma corrida por lá, mas é interessante ver que a Fórmula 2 está se expandindo para fora da Europa. Quem sabe não possamos ver, em breve, um campeonato mundial?

6 comentários:

Otávio Ricardo Cruz disse...

É bom ver que a F2 está crescendo.

gostei de ver Monza no calendário.

Ylan Marcel disse...

Depois de um ano dominado por Soucek, ano que vem deve ser tudo mais equilibrado. O espanhol já tinha experiência na GP2 e enfrentou pilotos que vinham de outras Fórmulas menos conhecidas. Bom saber que o calendário crescerá!

Givanildo L. Ferreira disse...

Eu tb gostei.

tomara que todas sejam confirmadas.

F2 rules

Paul disse...

Valencia é ruim... barça é melhor

Speeder76 disse...

Esta calendário segue o do WTCC, com uma ou toutra excepção. Já vi Marrackech, e não gostei muito, para ser honesto. Sendo um circuito de rua, tem tendência a ser muito estreito, pelo menos por ali...

Varemos. Parece que o calendário ficou engraçado.

Ivam Campos disse...

Tb já vi Marrackech e tb não gostei.

Esperar pra ver no q vai dar