29 de setembro de 2009

Sebastien Loeb testando carro da GP2?

.
Sebastien Loeb, pentacampeão do WRC (2004/05/06/07/08) e um dos melhores pilotos de rali de todos os tempos vai realizar alguns testes com um carro da GP2!
.
O objetivo de Loeb é correr na Fórmula-1, ainda esse ano, pela Toro Rosso. Ele usaria o carro da GP2 para ir se adaptando aos monopostos, já que é proibido testar um F1 fora dos fins-de-semana de GP.
.
A equipe que terá a honra de ver Loeb em um de seus carros será a David Price Racing e os testes acontecerão em Jerez de la Frontera, na Espanha.
.
Mais informações: http://www.sebastienloeb.com/

20 de setembro de 2009

Fórmula-2: Soucek vence em Ímola

.
Andy Soucek venceu a segunda corrida da Fórmula-2 em Ímola. O espanhol, terceiro no grid de largada, saiu bem e assumiu a liderança após ultrapassar o canadense Robert Wickens. No final, ambos cruzaram a linha de chegada exatamente nessa ordem (Wickens chegou a ser ultrapassado por Mikhail Aleshin, mas recuperou sua posição pouco depois).
.

Com o título decidido, o que mais chamou a atenção foram os acidentes: logo no início, Jens Hoing acertou o carro de Aleshin, que havia feito uma ótima largada, saindo do 6º lugar e assumindo a vice-liderança pouco depois, logo atrás de Soucek.

Destaque para o vazamento de óleo no carro de Mirko Bortolotti, que deu origem a um festival de escorregões, saídas de pista e batidas envolvendo Jack Clarke Alex Brundle e Julien Jousse.

Final
1 - Andy Soucek - ESP 30:12.572
2 - Robert Wickens - CAN +2.407
3 - Milos Pavlović - SER +7.912
4 - Tobias Hegewald - ALE +16.389
5 - Carlos Iaconelli - BRA +20.163
6 - Jolyon Palmer - ING +23.510
7 - Jason Moore - ING +25.495
8 - German Sanchez - ESP +27.214

GP2 - Filippi vence em Portugal

A temporada da GP2 de 2009 acabou hoje, com vitória de Luca Filippi. O título já estava decidido desde a etapa de Monza e as duas corridas desse final-de-semana foram apenas para cumprir tabela.
.
Na largada, Vitaly Petrov ficou parado no grid e acabou atingido por Michael Herck. A bandeira vermelha foi acionada.


.
A segunda largada foi dada quase meia-hora depois, com safety-car na pista.

Porém, uma coisa inusitada aconteceu: Zuber, Valsecchi, Di Grassi, Hulkenberg, Maldonado e Kobayashi ultrapassaram com bandeira amarela. Os seis pilotos foram punidos com um drive through e caíram para o final do pelotão.

A grande vantagem das corridas em Portugal é que podemos ver as piadas acontecendo ao vivo

Quem se beneficiou com essa confusão foi Luca Filippi, que subiu da 4ª posição para a liderança da prova, onde permaneceu até a bandeirada. Sergio Pérez e Javier Villa completaram o pódio.

Final:
1 - Luca Filippi - ITA - Super Nova
2 - Sergio Pérez - MEX - Arden
3 - Javier Villa - ESP - Super Nova
4 - Dani Clos - ESP - Racing Engineering
5 - Álvaro Parente - POR - Ocean
6 - Diego Nunes - BRA - iSport

19 de setembro de 2009

GP2 - Hulkenberg vence mais uma!


De todas as etapas da GP2-2009, a única que não aconteceu em um fim-de-semana de Fórmula-1 foi a etapa de Portugal, em Algarve.

Os dirigentes estavam achando que a decisão do título seria na terrinha e não precisariam da Fórmula-1 para alavancar o interesse pela etapa portuguesa. Quebraram a cara... E ainda reclamam das piadas..

Vitaly Petrov largou na pole e manteve a primeira posião depois da largada. Hulkenberg, 3º no grid, saiu bem e assumiu a 2ª posição.

Lucas Di Grassi, também fez boa largada e ultrapassou Dani Clos, subindo da 4ª para a 3ª colocação, terminado a prova aí mesmo e conquistando mais um pódio.

Quando começou a chover, grande parte dos pilotos foi para os boxes para colocar pneus de chuva e aproveitar para fazer o reabastecimento. Assim, Hulkenberg acabou assumindo a liderança e seguiu assim até o final, conquistando sua 5ª vitória na GP2 em 2009.
Álvaro Parente, que corria em casa, vinha fazendo uma bela prova de recuperação. O português largou em 24º e ganhou 10 posições ainda na primeira volta, aproveitando-se da confusão causada por Javier Villa e Edoardo Mortara.

Mais tarde, Parente ultrapassou Pérez e se aproximava da zona de pontuação. Porém, quando o mexicano ia devolver a ultrapassagem, os dois se chocaram, e acabaram saindo da prova.

Caso conseguisse a oitava colocação, Parente marcaria um pontinho e largaria na pole na corrida de amanhã, fazendo a festa da torcida portuguesa.

Final:
1 - Nico Hulkenberg -ALE - ART
2 - Luca Filippi - ITA -Super Nova
3 - Lucas Di Grassi -BRA - Racing Engineering
4 - Vitaly Petrov - RUS - Barwa Addax
5 - Roldán Rodriguez - ESP - Piquet
6 - Michael Herck - MON - DPR
7 - Kamui Kobayashi - JAP - Dams
8 - Davide Valsecchi - ITA - Barwa Addax

Fórmula-2 - Soucek Campeão

Na primeira bateria do fim-de-semana da Formula-2 em Ímola, Andy Soucek conquistou, antecipadamente, o título da categoria.

Soucek recebeu a bandeirada em 3º lugar, na frente de seus concorrentes ao título. Na largada, ele pulou da sexta para a quarta posição. Mais tarde, ultrapassou Robert Wickens e teve a oportunidade de comemorar o título no pódio.

O piloto espanhol chegou aos 80 pontos. Seu rivais, tiveram resultados que não foram suficientes para mante-los na briga: Mikhail Aleshin terminou em 7º, e agora tem 49 pontos no campeonato. Julien Jousse foi 10º e não marcou pontos. Robert Wickens cruzou a linha de chegada em 4º e também deu adeus ao título. Nenhum deles conseguiu jogar água no chopp de Soucek.

A corrida foi vencida pelo lituano Kazim Vasiliauskas. Ele cometeu um pequeno erro na curva Tamburello, mas isso não comprometeu sua prova.

O segundo lugar ficou com Mirko Bortolotti. Soucek chegou a se aproximar, mas teria muito a perder se arriscasse alguma coisa.


Final:
1 - Kazim Vasiliauskas - LIT - 21 voltas 38:03.024
2 - Mirko Bortolotti - ITA - +7.503
3 - Andy Soucek - ESP +8.178
4 - Robert Wickens - CAN +8.999
5 - Philipp Eng - AUT +9.526
6 - Milos Pavlovic - SER +11.940
7 - Mikhail Aleshin - RUS +18.292
8 - Germán Sanchez - ESP +22.781

Classificação:
1 - Soucek - 85 pontos
2 - Wickens - 50 pontos
3 - Aleshin - 49 pontos
4 - Bortolotti - 47 pontos
5 - Jousse - 43 pontos

13 de setembro de 2009

O Incrível Hulk!


O alemão Nico Hulkenberg, da ART, conquistou o título da temporada de 2009 da GP2 na 2ª corrida em Monza.

Desde a criação da categoria, foi a primeira vez que um piloto levanta a taça antes da etapa final. Em todos os outros anos, o campeão só foi conhecido na última prova.

Hulkenberg recebeu a bandeirada em 3º lugar, mesma posição em que largou. Na largada, o alemão ultrapassou Javier Villa, que ficou parado no grid, mas foi ultrapassado por Di Grassi, que pulou de 6º para 2º.

Di Grassi conquistou seu segundo pódio seguido. Terminou a corrida na 2ª posição, completando a dobradinha brasileira com o vencedor Luiz Razia, da Coloni.
.
Razia largou em primeiro e fez uma prova tranquila. Foi sua primeira vitória na GP2.

O prêmio "Paul Tracy" vai, merecidamente, para Giedo Van der Garde. O holandês tocou em Edoardo Mortara, fazendo com que ele abandonasse. Na outra volta, Álvaro Parente tentou uma ultrapassagem e foi jogado para fora do traçado.

Vitaly Petrov, o outro candidato ao título, só chegou em 5º lugar. O russo chegou a pressionar Hulkenberg, para tentar manter suas aspirações ao título. Porém, quando contornava a curva Di Lesmo, saiu da pista e perdeu posições, dando adeus ao título.

Final:
1 - Luiz Razia - BRA - Coloni - 21 voltas 35:12.921
2 - Lucas Di Grassi - BRA - Racing Engineering +2.576
3 - Nico Hulkenberg - ALE - ART +4.955
4 - Jérôme D'Ambrosio - BEL - Dams +7.374
5 - Vitaly Petrov - RUS - Addax +7.920
6 - Giedo van der Garde - HOL - iSport +8.687
7 - Roldán Rodríguez - ESP - Piquet GP +9.133
8 - Davide Rigon - ITA - Trident +13.395
9 - Davide Valsecchi - ITA - Addax +24.809
10 - Javier Villa - ESP - Super Nova +26.254
11 - Alberto Valerio - BRA - Piquet GP +26.254
12 - Karun Chandhok - IND - Ocean +33.526
13 - Michael Herck - BEL - DPR +35.320
14 - Ricardo Teixeira - ANG - Trident +59.622
15 - Pastor Maldonado - VEN - ART+2 voltas
16 - Johnny Cecotto Jr - VEN - DPR +3 voltas
17 - Kamui Kobayashi - JAP - Dams +3 voltas

Classificação:
1 - Hulkenberg - 90 pontos
2 - Petrov - 68 pontos
3 - Di Grassi - 57 pontos
4 - Grosjean - 45 pontos
5 - Maldonado - 36 pontos
6 - Van der Garde - 33 pontos
7 - D'Ambrosio - 29 pontos
8 - Parente - 27 pontos
9 - Filippi - 24 pontos
10 - Pérez - 22 pontos

É campeão!

12 de setembro de 2009

GP2 - Van der Garde vence na chuva

Corrida com chuva é sempre legal. Em Monza, a coisa fica melhor ainda.

O aguaceiro atrasou a largada em mais de meia hora e ela só foi dada com o safety-car na pista. Mesmo assim, dois problemas ocorreram: Alberto Valerio saiu na Parabólica e, na volta seguinte, Davide Valsecchi também escapou na mesma curva.

A corrida, pra valer mesmo, só começou depois da 5ª volta, quando o carro de segurança deixou a pista.

Sergio Pérez tentou uma ultrapassagem sobre Nico Hulkenberg mas o mexicano saiu da pista e abandonou.

Pastor Maldonado também se deu mal na Parabólica e foi outro que voltou para casa mais cedo.

Lucas Di Grassi fez sua melhor corrida no ano. Largou do 15º lugar do grid e foi ganhando posições. Destaque para as ultrapassagens sobre Roldán Rodríguez e Diego Nunes. Di Grassi terminou a prova em um ótimo 3º lugar.

O português Alvaro Parente também ultrapassou Nunes e tentou fazer o mesmo sobre Di Grassi, mas foi punido pela direção de prova por cortar a chicane por 3 vezes.

Hulkenberg, líder do campeonato, andou em 3º durante algumas voltas, mas errou e perdeu 2 posições. Perto do final, perdeu mais uma, para Edoardo Mortara. Hulk terminou a corrida em 6º lugar.

Tudo indicava que a vitória seria de Vitaly Petrov e Giedo Van der Garde seria o segundo. Porém, quase no final da corrida, a pista foi secando e ambos tiveram que fazer uma troca de pneus. A equipe iSport fez um grande trabalho e devolveu Van der Garde na liderança. Liderança que ele não perdeu mais.

Johnny Cecotto Jr, que já havia saído da pista logo no começo, bateu na última volta e o safety-car voltou à pista, ficando na frente do pelotão até a bandeirada.

O brasileiro Luiz Razia cruzou a linha de chegada em 9º, mas foi beneficiado com a punição de Parente após a prova. Portanto, ganhou um ponto e vai largar na pole amanhã.

Final:
1 - Giedo van der Garde - HOL - iSport - 32 voltas1:03:18.437
2 - Vitaly Petrov - RUS - Addax +2.320
3 - Lucas Di Grassi - BRA - Racing Engineering +13.281
4 - Jérôme D'Ambrosio - BEL - Dams +14.370
5 - Edoardo Mortara - ITA - Arden +24.668
6 - Nico Hulkenberg - ALE - ART +24.967
7 - Javier Villa - ESP - SuperNova +34s058
8 - Luiz Razia - BRA - Coloni +40.584
Classificação:
1 - Hulkenberg - 86 pontos
2 - Petrov - 66 pontos
3 - Di Grassi - 52 pontos

20 pontos separam Hulkenberg e Petrov. Ainda restam 25 em disputa. O alemão pode ser campeão na corrida de amanhã.

Assisti a corrida em uma TV portuguesa. Fiquei em dúvidas se eles torciam mais para Álvaro Parente fazer uma boa prova ou para o campeonato não ser decidido em Monza, deixando a honra para Algarve.

6 de setembro de 2009

Aleshin vence e é vice-líder


Mikhail Aleshin venceu sua primeira corrida na Fórmula-2 e agora é vice-líder do campeonato com 47 pontos.

Andy Soucek conquistou um importantíssimo segundo lugar e segue isolado na ponta, com confortáveis 79 pontos.

O espanhol pressionou o russo durante boa parte da corrida. E foi pressionado por Julien Jousse, que completou o pódio. A diferença entre os três foi de pouco mais de 1 segundo.

Robert Wickens chegou em 4º e ficou ainda mais distante do título. Agora, o canadense tem 45 pontos.

Faltando 4 corridas (Ímola e Barcelona) e 40 pontos ainda em disputa, 4 pilotos tem chances de título: Soucek (79 pontos), Aleshin (47), Wickens (45) e Jousse (43). Porém, a menos que aconteça uma "Hamiltoniada", parece que a taça não escapará do espanhol, que deve apenas administrar a enorme diferença.

Final:
1 - Mikhail Aleshin -RUS 18 voltas
2 - Andy Soucek - ESP+0.479s
3 - Julien Jousse -FRA +1.061s
4 - Robert Wickens - CAN +2.914s
5 - Nicola De Marco - ITA +3.642s
6 - Tobias Hegewald - ALE +4.427s
7 - Kazim Vasiliauskas - LIT +5.381s
8 - Edoardo Piscopo - ITA +13.290s

5 de setembro de 2009

Fórmula 2 - Oschersleben


Andy Soucek venceu de ponta a ponta a 1ª corrida da GP2 em Oschersleben. Assim, o espanhol se aproxima bastante do título, pois abriu uma vantagem de 31 pontos em relação a seu adversário direto, o canadense Robert Wickens, que conquistou o 8º lugar e marcou apenas um ponto.

Lembrando que o placar de vitórias marca 4 X 2 para Andy.

Soucek pode ser campeão amanhã. Para isso precisa vencer e torcer para que seus adversários não pontuem.

Um campeonato que prometia um grande equilíbrio pode ser decidido com 4 corridas de antecedência.

Final:
1 - Andy Soucek - ESP 25 voltas
2 - Mirko Bortolotti - ITA +6.653s
3 - Kazim Vasiliauskas - LIT +11.169s
4 - Carlos Iaconelli - BRA +17.794s
5 - Mikhail Aleshin - RUS +18.747s
6 - Nicola De Marco - ITA +19.217s
7 - Jack Clarke - GBR +28.770s
8 - Robert Wickens - CAN +29.351s