13 de janeiro de 2011

Formula 3000 - 1998

A temporada de 1998 trouxe para a Formula-3000 uma rivalidade antiga da Fórmula-1: Juan Pablo Montoya era piloto de testes da Williams desde 1997, enquanto Nick Heidfeld corria pela West Competition, uma espécie de McLaren Junior.


Heidfeld e Montoya em Hungaroring

A primeira corrida do ano aconteceu em Oschersleben, na Alemanha. A prova começou com chuva, que parou depois de um tempo e obrigou todos os pilotos a uma troca de pneus. Graças a essa confusão, o francês Stéphane Sarrazin, que largou em 18º, venceu a corrida.

Em Imola, a vitória ficou com o dinamarquês Jason Watt. O belga Kurt Mollekens e o uruguaio Gonzalo Rodríguez completaram o pódio. Assim, o mundo se lembrou de que existia automobilismo no Uruguai...


Acidente de Dino Morelli em Imola

Juan Pablo Montoya começou o ano como um dos favoritos ao título, graças ao vice-campeonato de 1997. Ainda não havia pontuado, mesmo tendo cravado duas poles nas duas primeiras etapas. O circuito de Barcelona viu a terceira pole do colombiano que, dessa vez, não deixou a vitória escapar.

Silverstone assistiu a um verdadeiro passeio de Montoya, que venceu fácil, de ponta-a-ponta e com direito a hat-trick. O colombiano era, agora, o líder do campeonato.

A liderança do colombiano duraria até a etapa seguinte, disputada em Monaco, como preliminar da Fórmula-1. Com a vitória de Heidfeld (sim, ele já venceu corridas) e sexto lugar de Montoya, a primeira colocação do campeonato foi para o piloto alemão.

No circuito de Pau, na França, Montoya dominou novamente e venceu com tranquilidade, equanto Heidfeld terminou em terceiro. Max Wilson foi segundo e conquistou o melhor resultado de um piloto brasileiro na temporada (como o Uruguai deixou de ser província Cisplatina há um bom tempo, os pontos de Gonzalo Rodríguez não contam). Na época, tanto Montoya quanto Wilson era pilotos de teste da Williams na Fórmula-1.

Segue um resumo dessa etapa:





Em Österreichring, o francês Soheil Ayari, que até então havia marcado apenas dois pontos, surpreendeu a todos ao cravar pole, melhor volta e vitória. Montoya terminou em segundo e Heidfeld não pontuou. Destaque para o acidente na largada:



Nick Heidfeld ainda poderia virar o jogo e, para isso, nada melhor do que correr em casa, com o apoio da torcida. Ele correspondeu e venceu em Hockenheim, com Montoya terminando em terceiro e Watt em segundo.


Acidente em Hockenheim

Heidfeld e Montoya repetiram essas mesmas posições em Hungaroring e a liderança do campeonato voltou para as mãos do piloto da Alemanha.

Gonzalo Rodríguez se intrometeu na briga pelo título e venceu em Spa, seguido por Montoya, Ayari e Heidfeld. Nick ainda era líder do campeonato, com 1 ponto de vantagem.

Em Enna-Pergusa, Montoya venceu novamente e Heidfeld foi o segundo. A decisão do título ficaria para a etapa seguinte, a última, que ocorreria em Nurburgring.

Correndo na Alemanha e dependendo apenas de si próprio, Heidfeld, mesmo contando com menos pontos parecia o favorito. Mas Gonzalo Rodríguez tratou de botar água no chopp alemão e venceu novamente. Watt foi segundo e Montoya completou o pódio, ganhando o título.

Classificação:
1 - Juan Pablo Montoya - SuperNova - Colômbia - 65 pontos
2 - Nick Heidfeld - West - Alemanha - 58 pontos
3 - Gonzalo Rodríguez - Astromega - Uruguai - 33 pontos
4 - Jason Watt - Den Blå Avis - Dinamarca - 30 pontos
5 - Soheil Ayari - França - Durango - 20 pontos
6 - Stéphane Sarrazin - França - Apomatox - 19 pontos
6 - Kurt Mollekens - Bélgica - KTR/Arden - 19 pontos
8 - Gareth Rees - Den Blå Avis - Reino Unido - 10 pontos
9 - Max Wilson - Edenbridge Racing - Brasil - 9 pontos
10 - Jamie Davies - Reino UNido - DAMS - 8 pontos

Curiosidades:
- Cogitou-se, novamente, uma mudança de nome para a categoria em 1999. Ela deveria se chamar "Fórmula-1 Junior". Felizmente, desistiram da idéia.
- Juan Pablo Montoya foi para os EUA em 1999, quando disputou (e venceu) o campeonato da CART. Também ganhou a Indy500 de 2000. O baixote roliço foi para a Fórmula-1 em 2001, correndo por Williams e McLaren e acumulando 6 vitórias. Voltou a América do Norte em 2006 para correr na Nascar, categoria em que está até hoje.
- Nick Heidfeld continuou na Fórmula-3000 e venceu o campeonato de 1999. Depois, foi para a Fórmula-1 e correu por Prost, Sauber, Jordan, Williams e BMW.
- Gonzalo Rodríguez disputou a Formula-3000 em 1999 ao mesmo tempo em que corria na CART. Durante a etapa de Laguna Seca, o uruguaio sofreu uma acidente na Saca-Rolha e acabou morrendo.

5 comentários:

Ivam Campos disse...

Legal o texto

Até 2001 torci pro Montoya, tanto na Fórmula-1 quanto na Cart.
Depois disso, vi que o cara falava mais do que pilotava e passei a torcer fervorosamente contra ele!

Reginaldo Oliveira disse...

O montoya sempre foi um cuzão!

mas pilotava muito

Otávio Ricardo Cruz disse...

Na primeira foto, da a impressão que o montoya vai acertar uma porrada no hedfeld

Racer X disse...

Montoya era o único cara que tinha coragem de peitar o Alemão!

Racer X disse...

o alemão do qual falei no post anterior era o Schumacher, e não o Heidfeld

só pra deixar claro