13 de agosto de 2010

F3000 - Michel Vaillant


Michel Vaillant é um personagem quase desconhecido no Brasil, mas é bastante famoso na Europa, principalmente na França e na Bélgica.

Seu criador, Jean Graton, é um grande fã de automobilismo e traz para as HQs informações que só quem conhece do assunto poderia mostrar. Seus desenhos são detalhistas na hora de mostrar pistas, pilotos e carros. Graton não se incomoda de desenhar nem mesmo os patrocínios dos bólidos.

Vaillant é pentacampeão mundial de Fórmula-1, pentacampeão das 24 Horas de Le Mans, bicampeão das 500 milhas de Indianápolis, bicampeão da Daytona 500, campeão do Rali Paris-Dacar, vencedor do Rali de Monte Carlo e ainda ganhou corridas do extinto Mundial de Protótipos e no Mundial de Rali!

Apesar de tudo, ainda sobra tempo para que ele tenha equipes na Formula-1, na Fórmula-3 e na Fórmula-3000! E é justamente a partir daí que a aventura começa.

O álbum F3000 foi lançado originalmente em 1989 (na França e na Bélgica). A versão que eu li foi lançada em 1990 e está em Português de Portugal. O álbum conseguiu unir 2 de minhas paixões: o automobilismo e os quadrinhos.

Vamos à história: pra começar, é bom que se diga que Michel Vaillant é apenas um coadjuvante. O personagem principal é o pioto suíço Jean-Denis Délétraz que, pra quem não sabe/não se lembra, existe em carne e osso.

O GP de Pau do campeonato Internacional de F-3000 está prestes a acontecer. Michel está no circuito para assistir a corrida e ver de perto o desempenho de seus carros. Durante uma entrevista, ele fala algo óbvio: um dia irá deixar as pistas. Porém, os jornalistas acabam, sem-querer-querendo, espalhando o boato de que Vaillant se aposentará logo e estaria no circuito procurando um sucessor para a Fórmula-1.

O boato se espalha rápido e Michel é obrigado a desmeti-lo em uma entrevista coletiva. Porém, deixa escapar uma informação importante: quando o dia da aposetadoria chegar, seu sucessor deverá ser, obrigatoriamente, um piloto francês.

A lista contém vários nomes: Jean Alesi, Éric Bernard, Olivier Grouillard, Pierre-Henri Raphanel, Michel Ferté, Fabien Giroix, Paul Belmondo, Michel Trollé e nosso herói, Jean-Denis Délétraz.

É aí que surge um pequeno problema: embora more e tenha feito carreira na França, Délétraz é tão suíço quanto queijos, chocolates, canivetes, relógios e bancos!

Délétraz fica p*** da vida quando vai arguentar com o chefe e ele diz que não tem jeito: seu sucessor será francês e ponto final. O único problema é que nunca fica claro se Michel fala sério ou está apenas sacaneando o coitado.

Contrariado, o suíço jura que vai correr para mostrar ao chefe que pode ser melhor que os franceses e é a partir daí que a trama vai se desenvolver, incluindo cenas de corridas, que são o ponto forte do álbum. Em algumas delas, parece que estamos vendo uma corrida de verdade! As vezes, dá pra se sentir dentro do cockpit!

É interessante a maneira como Graton trata a categoria. Logo no começo, ele tenta situar o leitor mais desinformado, falando um pouco sobre as características dos carros e as diferenças para um Fórmula-1. Já os fãs mais assíduos da F-3000 vão ficar contentes com a riqueza dos detalhes e as referências.

Embora não seja a melhor aventura de Vaillant (dizem que não fica nem no top-10!), ainda dá pra se divertir um bocado com um dos melhores personagens do sempre fantástico quadrinho europeu.

Um comentário:

Ivam Campos disse...

da hora

fiquei com vontade de ler